O aguardado filme live-action "A Pequena Sereia" - inspirado no clássico e cultuado longa animado Disney - já está em cartaz nos cinemas brasileiros. Para realizar esta tarefa monumental - desafiadora tanto por seus aspectos técnicos quanto pelo forte simbolismo associado à história de Ariel na cultura POP - o diretor Rob Marshall convocou seus talentosos e premiados colaboradores de longa data para dar vida a dois grandes mundos.
Desde que começou a desenvolver o projeto com sua equipe criativa, Rob Marshall soube que o mundo terrestre e o mundo submarino de "A Pequena Sereia" tinham que ser muito diferentes em termos de realidade e fantasia. “Existem dois mundos diferentes em nossa história: o mundo de cima, que é o mundo real, e o mundo subaquático, o mundo mágico onde as sereias existem, os caranguejos cantam e os pássaros mergulhadores como Sabidão falam. O mundo subaquático é totalmente digital e no mundo terrestre tudo é real e construído da mesma forma que os filmes de época são feitos. E como também estávamos fazendo um musical, em muitos aspectos parecia que estávamos fazendo três filmes diferentes ao mesmo tempo”, explica o diretor.
Para dar vida aos ambientes digitais do mundo subaquático, que conta com locais como o palácio do Rei Tritão (Javier Bardem), a gruta de Ariel (Halle Bailey) e o covil da Úrsula (Melissa McCarthy), Marshall contou com a técnica fotorrealista. “Embora tenhamos criado um mundo mágico, nosso objetivo era que não parecesse uma animação. Queríamos reimaginar nosso espaço subaquático em um estilo fotorrealista, para que pudesse ganhar vida da maneira apropriada para um filme live-action. Isso foi muito importante para nós”, diz.
Sob a liderança do designer de produção John Myhre, três ambientes subaquáticos foram especificamente concebidos em seu próprio estilo, com paletas de cores e tonalidades sutilmente diferentes.
- A gruta da Ariel, por exemplo, traz a cor azul mais clara do oceano na superfície, enquanto os tons violetas mais escuros refletem o mundo sinistro de Úrsula nas profundezas do oceano. O reino subaquático de Tritão, por sua vez, foi criado com uma paleta de cores vivas e intensas, inspirada em corais e anêmonas reais.
- Para contemplar os diversos elementos que compõem o universo visual do reino, Myhre se inspirou na paisagem de Manhattan da década de 1930 e trouxe belos e gigantescos pilares de corais, anêmonas, recifes e outras formações. Os corais do reino, por sua vez, fazem a transição para outras partes do mar, incluindo as águas mais calmas onde está a gruta da Ariel, construída com formatos que lembram ondas, espirais, areia e coral. Para criá-la, Myhre se inspirou nas formações de arenito do Antelope Canyon, no norte do Arizona, por onde a água do mar correu há milhões de anos, criando formas rítmicas.
- O covil da Úrsula é apresentado como uma escuridão azul-violeta com placas rochosas pontiagudas que se projetam para um abismo, um espaço vulcânico escuro banhado por uma escuridão quase total. O esqueleto de uma gigante baleia pré-histórica cria a entrada e, por dentro, o covil é repleto de rochas irregulares que refletem o calor, a fumaça e o fogo, criando formas e imagens distorcidas e sinistras.
O navio foi construído em um set externo do Pinewood num tanque gigante. Em tamanho real, o navio tem lindas velas, um casco de madeira, cordas, mastros e muitos outros elementos desenhados como se fosse do século XIX. “Ele tem a escala de um grande navio do início do século XIX, mas acrescentamos alguns detalhes, como madeira de mogno e nogueira e ripas de bronze, para torná-lo mais elegante. Também trouxemos a cor azul, que é a cor característica do Príncipe e de seu castelo, e o tornamos mais principesco com entalhes especiais que deram ao navio um cunho mais pessoal”, descreve Myhre.
O filme também apresenta momentos icônicos que acontecem na praia, como a cena em que Ariel resgata Eric e a emocionante cena do final. Para criá-los, a equipe criativa escolheu as costas paradisíacas da ilha de Sardenha. “Era importante encontrar um lugar que transmitisse o drama épico que a história pede. Sardenha tem tudo: as águas cristalinas, as costas deslumbrantes, as falésias e fortalezas, as vastas praias e as estradas rurais”, diz Marshall.
Adaptando as filmagens às variações climáticas, a equipe liderada por Marshall empregou amplos recursos técnicos e logísticos em Sardenha para as cenas aquáticas, incluindo um guindaste telescópico de 9 metros em um barco para filmar as sequências em que os atores estavam no oceano. Por sua vez, a maior parte da impressionante fotografia aérea foi feita com helicópteros e também, em menor escala, com drones para capturar esta paisagem inesquecível.
Dirigido por Rob Marshall (do recente "O Retorno de Mary Poppins") - com roteiro da dupla Jane Goldman & David Magee -, o filme é estrelado pela cantora e atriz Halle Bailey, Javier Bardem, Melissa McCarthy, Jonah Hauer-King, Daveed Diggs, Awkwafina, Jacob Tremblay, Noma Dumezweni, Art Malik, dentre outros - e ainda terá quatro novas canções compostas por Alan Menken e Lin-Manuel Miranda.
Fonte: Disney (via press-release)
Em todo o site, deixamos sugestões de compra geek. Deste modo, poderemos continuar informando sobre o Universo Nerd com fontes confiáveis e mantendo nosso poder nerd maior que 8.000. Afinal, como você, nós do portal Poltrona POP já éramos nerds antes disso ser legal!