Povos indígenas e preconceito racial estão em destaque na 12ª edição da Mostra Ecofalante de Cinema, mais importante evento audiovisual sul-americano - e gratuito - dedicado a temas socioambientais, que acontece de 01 a 14/06/2023 em São Paulo, com entrada gratuita. 


Na concorrida agenda do evento, composta por 101 filmes, estão obras premiadas em festivais como Cannes, Berlin e Tribeca, ao lado de produções em pré-estreia mundial ou inéditas no Brasil, com títulos assinados por cineastas consagrados como Jorge Bodanzky, Gabriela Cowperthwaite, Eduardo Coutinho, Paul Leduc, Gillo Pontecorvo, Ousmane Sembène, Safi Faye, Marta Rodríguez, Jorge Sanjinés, William Klein, dentre outros.

O filme de abertura (com sessão apenas para convidados) será "Nação Lakota Contra os EUA", exibido nos festivais de Tribeca, Cleveland e Denver, o filme tem entre seus produtores executivos a vencedora do Oscar Marisa Tomei (vencedora do Oscar por "Meu Primo Vinny", 1992) e do três vezes indicado ao Oscar Mark Ruffalo (mais conhecido como o Hulk dos filmes da Marvel).

Dentre as estreias mundiais nacionais, que abordam embates entre indígenas e garimpeiros, queimadas e deslocamento da população estão:

  • O aguardado "Cinzas da Floresta", sobre a expedição com o ativista Mundano pela Amazônia, Cerrado, Pantanal e Mata Atlântica com o objetivo de produzir uma cartela em tons de cinza a partir do carvão e de restos de árvores e de animais carbonizado; 

  • "Escute,  A Terra Foi Rasgada", que registra o acampamento Luta pela Vida, em Brasília (DF), no qual lideranças dos povos Mebêngôkre (Kayapó), Munduruku e Yanomami se uniram para escrever uma carta-manifesto em repúdio à atividade do garimpo ilegal.

  • Documentário inédito "O Sonho Americano e Outros Contos de Fadas" - de Abigail Disney (sobrinha-neta de Walt Disney) com codireção de Kathleen Hughes - que aborda a profunda crise de desigualdade nos Estados Unidos, usando o legado de sua família como um estudo de caso para explorar criticamente a intersecção entre racismo, poder corporativo e o sonho americano.

  • Além do raro documentário "I Heard It Through the Grapevine" (1981), de Dick Fontaine, recentemente redescoberto e exibido no Festival de Berlim de 2023,  que acompanha James Baldwin (1924-1987) - aclamado escritor crítico do "sonho americano" - quando ele revista locais históricos e emblemáticos para a luta do povo negro americano e faz um relatório das lutas contra o preconceito racial e das injustiças arbitrárias cometidas contra essa população no país. 

Uma sessão especial exibe "Mulheres na Conservação", dirigido pela jornalista Paulina Chamorro e pelo fotógrafo João Marcos Rosa. O documentário, desenvolvido a partir da websérie homônima, mostra na prática o trabalho realizado por sete mulheres que lutam pela conservação da biodiversidade no país e que são referência em suas áreas de atuação.

O Concurso Curta Ecofalante promove competição entre curtas-metragens realizados em universidades e cursos audiovisuais. Em 2023, participam 18 produções, representando os estados da Bahia, Ceará, Maranhão, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e São Paulo.

Destaca-se na programação ainda um trabalho em realidade virtual, assinado por Estêvão Ciavatta, intitulado "Amazônia Viva", no qual a cacica Raquel Tupinambá, da comunidade de Surucuá (Reserva Extrativista Tapajós Arapiuns, no Pará), guia o espectador em uma viagem pelo rio Tapajós, em um passeio virtual em 360º.

Uma sessão infantil está incluída na programação, com a projeção do longa "A Viagem do Príncipe", de Jean-François Laguionie e Xavier Picard, obra exibida nos festivais de Locarno, Roterdã, BFI Londres e na Mostra Internacional de Cinema em São Paulo.

A Mostra Ecofalante de Cinema é viabilizada por meio da Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio da White Martins, da Valgroup, do Mercado Livre e da Spcine - empresa pública de fomento ao audiovisual vinculada à Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo - e apoio da Evonik e da Drogasil, além do apoio institucional do WWF-Brasil, da Cinemateca da Embaixada da França no Brasil, do Institut Français e do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima. A produção é da Doc & Outras Coisas e a coprodução é da Química Cultural. A realização é da Ecofalante e do Ministério da Cultura. Para maiores informações sobre exibições e demais atividades do evento, acesse o site oficial

>>> SERVIÇO
12ª Mostra Ecofalante de Cinema
Quando: 1 a 14 de junho de 2023
Quanto: Gratuito
Onde:
Espaço Itaú de Cinema - Augusta (Salas 3 e 4) - Rua Augusta 1475, Consolação - São Paulo
Circuito Spcine Lima Barreto (Centro Cultural São Paulo) – Rua Vergueiro 1000, Paraíso – São Paulo
Circuito Spcine Olido (Centro Cultural Olido) – Av. São João 473, Centro – São Paulo
Circuito Spcine Roberto Santos – Rua Cisplatina 505, Ipiranga – São Paulo
unidades do Centro Educacional Unificado – CEU, Casas de Cultura, Fábricas de Cultura e Centros Culturais



Fonte: Mostra Ecofalante de Cinema (via press-release)

Em todo o site, deixamos banners de sugestões de compra geek, mas você pode nos ajudar fazendo uma busca através destes links, e deste modo poderemos continuar informando sobre o Universo Nerd sem clickbaits, com fontes confiáveis e mantendo nosso poder nerd maior que 8.000. Afinal, como você, nós do portal Poltrona POP já éramos nerds antes disso ser legal!