Geraldo Sarno (1938-2022) - um dos mais respeitados diretores e roteiristas brasileiros - ganha retrospectiva inédita no Centro Cultural Banco do Brasil (localizado à Rua Álvares Penteado, 112 – Centro Histórico, São Paulo – SP). O evento gratuito acontece de 17/06 a 09/07/2023 e traz a mais completa amostragem da obra do cineasta baiano, onde serão exibidos 26 filmes, entre longas, médias e curtas metragens, de ficção e documentário.

Cena de "Dramática Popular" (1968) - Dir. Geraldo Sarno
(Divulgação / Todos os direitos reservados)


Com curadoria de Ewerton Belico e Leonardo Amaral, a mostra celebra a obra de Sarno, que imprimiu nos seus filmes diversas faces da cultura brasileira, como a religiosidade popular, a literatura de cordel, os santeiros, a memória do cangaço, a migração nordestina e a herança sertaneja. No início da carreira, depois de se mudar da Bahia evitando a perseguição política pela ditadura militar, o cineasta fez parte da Caravana Farkas, conjunto de documentários produzidos pelo fotógrafo e diretor Thomas Farkas entre 1964 e 1969, revelando aspectos marcantes da realidade brasileira.

O público terá a oportunidade única de assistir títulos raros no circuito comercial como "Viramundo" (1965), "Coronel Delmiro Gouveia" (1978), "Dramática Popular" (1968), "Vitalino / Lampião" (1969), "Segunda-feira" (1975), "Eu Carrego o Sertão Dentro de Mim" (1980) - com narração baseada em texto de João Guimarães Rosa -, "A Terra Queima" (1984) e "Sertânia" (2018) - seu premiado último trabalho,  filme que projeta a mente febril e delirante de Antão.

A Retrospectiva Geraldo Sarno inclui ainda novas digitalizações de filmes com escassas exibições nas últimas décadas: "Iaô" (1976), realizado junto ao grupo Ilê Axé Ató Ilé, no Recôncavo Baiano; e "Plantar nas Estrelas" (1979), documentário feito em Moçambique.

Para completar a programação, serão realizadas duas mesas de debates presenciais. O catálogo da Retrospectiva Geraldo Sarno contará com fotos e textos do acervo pessoal de Sarno, recuperados e digitalizados pelo projeto "A Linguagem do Cinema", coordenado por Rayssa Coelho em parceria com o próprio diretor. Para maiores informações e ingressos, acesse o site oficial.


Fonte: CCBB-SP (via press-release)

Em todo o site, deixamos sugestões de compra geek. Deste modo, poderemos continuar informando sobre o Universo Nerd com fontes confiáveis e mantendo nosso poder nerd maior que 8.000. Afinal, como você, nós do portal Poltrona POP já éramos nerds antes disso ser legal!