A minissérie Invasão Secreta, da Marvel Studios, estreou nesta quarta-feira (21) na Disney+ e já gerou polêmica entre os fãs da franquia. Tão logo foi revelada a abertura da série, muita gente acusou a produção de utilizar inteligência artificial (IA) para criar a peça.


Logo, toda essa constatação se tornou rumor e a coisa tomou tamanha proporção que forçou o estúdio responsável pela produção da abertura, Method Studios, a se pronunciar sobre o assunto, após toda reação negativa do público nas redes sociais. Entre as alegações, estava uma possível substituição de profissionais por aplicativos de computador.

Segundo a Method Studios, ferramentas de Inteligência Artificial foram usadas para "complementar o trabalho e servir como ferramenta da equipe criativa."

“Inteligência artificial é apenas uma entre muitas ferramentas usadas pelos artistas. Nenhum trabalhador foi substituído por novas ferramentas” divulgou a Method, através de comunicado oficial, ao site The Hollywood Reporter. 

A Method justificou o uso de ferramentas de inteligência artificial, uma vez que estas auxiliaram os  verdadeiros artistas a criar a abertura de Invasão Secreta, ajudando no design e movimentação das personagens que aparecem na peça. Foi dito ainda que a Method contou com equipes tradicionais na composição da abertura como departamento de arte, animação, composição entre outras.

Quem também comentou o assunto foi Ali Selim, diretor e produtor executivo de Invasão Secreta. Em entrevista ao site Polygon, disse "não entender" como as inteligências artificiais funcionam: “Nós informamos ao computador as ideias, temas e palavras chave, e ele vai lá e cria algo. Então, podemos mudar as palavras para mudar o que achamos que não ficou legal, e o computador vai lá e muda.”

Ressalta-se que são duas alegações conflitantes entre si, estando a Method Studios alegando que o trabalho foi realizado com a assistência de IA, enquanto Selim diz que o trabalho pode ser produzido com meras "palavras-chaves". Seja como for, de qualquer maneira, fica evidenciado de que houve o uso de IA na abertura da série, e que estas ferramentas podem já estar sendo usadas pela industria cinematográfica e televisiva para a produção de conteúdo intelectual de forma total ou parcial.

É inegável que as inteligências artificiais são tecnologias reais e que vieram para ficar. Conforme o tempo passar, mais e mais refinadas serão as respostas e produtos virtuais que estes aplicativos nos proverão. Não tem como parar isso. Mas, acredito que precisamos criar uma cultura de repúdio à utilização destas ferramentas como "criadoras de conteúdo independentes", sob pena de termos não só a perda de postos de trabalho, mas também de nossa própria identidade cultural.

Será muito perigoso o uso dessa tecnologia, caso não seja única e exclusivamente como uma ferramenta de auxílio à arte.

Fonte: The Hollywood Reporter/Polygon

Em todo o site, deixamos sugestões de compra geek. Deste modo, poderemos continuar informando sobre o Universo Nerd com fontes confiáveis e mantendo nosso poder nerd maior que 8.000. Afinal, como você, nós do portal Poltrona POP já éramos nerds antes disso ser legal!