O astro do cinema Alan Arkin, Vencedor do Oscar de Melhor Ator Coadjuvante pelo filme Pequena Miss Sunshine, e que também interpretou Charles Burke Elbrick, na cinebiografia O Que é Isso Companheiro ?, morreu ontem (29), aos 89 anos, em sua casa na Califórnia, EUA. 


Ainda não foi revelada a causa da morte do ator, mas a notícia foi confirmada pela família de Arkin, em declaração enviada à revista People: "O nosso pai foi uma força da natureza, talentosa e única, tanto como artista quanto como homem. Marido carinhoso, pai, avô e bisavô, Foi adorado e fará falta profundamente".

Arkin estrelou filmes importantes como Argo (2012), Edward Mão-de-Tesoura (1990) e Sucesso à Qualquer Preço (1992). Além de ter ganho o Oscar por Pequena Miss Sunshine (2006), ele foi indicado em duas oportunidades, por Os Russos estão chegando! Os Russos estão Chegando! (1967) e Por que Tem que Ser Assim? (1969).

Na TV, Arkin foi indicado duas vezes ao Emmy Award por O Metódo Kominsky.

No Brasil, como já dito, Arkin foi ator coadjuvante do filme O Que é Isso Companheiro?, de 1997, dirigido por Bruno Barreto. O filme é baseado no livro de Fernando Gabeira. Além de Arkin, estão no filme Pedro Cardoso e Fernanda Torres. Nos EUA, o filme ganhou o título de Four Days in September, e concorreu ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro daquele ano.

Descanse em paz.

Fonte: The Hollywood Reporter