O co-criador de personagens importantes da Marvel Comics, como Justiceiro, Mary Jane Watson e Wolverine, John Romita Sr. faleceu aos 93 anos de idade. A notícia foi dada pelo seu filho, John Romita Jr.


Segundo Romita Jr., também quadrinista, o artista fez sua passagem em paz, enquanto dormia na manhã da última segunda-feira, 12 de junho.

"Com peso no coração, informo que meu pai, John Romita Sr, faleceu em paz enquanto dormia na manhã desta segunda-feira. Ele foi uma lenda do mundo das artes e será uma honra seguir seus passos. Deixem aqui [no Instagram] seus pêsames e condolências em respeito a minha família. Ele foi o maior homem que já conheci.", postou Jr., em seu perfil pessoal no Instagram.

Confira:

John Romita Sr. nasceu em Nova Iorque, no Brooklyn, em 24 de janeiro de 1930. Após se formar na Escola de Arte Industrial de Manhattan, em 1947, trabalhou como arte-finalista em uma empresa de litografia, até que foi contratado como ghost artist na editora Timely Comics, empresa fundada em 1939, que nos anos 50 viria a se tornar a Atlas Comics e, em seguida, no ano de 1961, a Marvel Comics. Seus primeiros trabalhos foram o revival do Capitão América, entre 1953 e 1954, assim como a criação da personagem M11, conhecido no Brasil como Robô Humano. Ainda nos anos 50, Romita Sr. trabalhou para a DC Comics, em gibis como Young Love e Girl's Love Stories, porém sem ter seu nome creditado.

Em 1966 retorna à Marvel, substituindo Steve Ditko em Homem-Aranha #39, após Ditko, co-criador do Amigão da Vizinhança, romper relações com Stan Lee. A passagem de Romita Sr. pelo título, em 56 edições, foi marcada por altas vendas e pela criação de personagens importantes como Mary Jane Watson, Rhino, Rei do Crime, Herman Schultz (Shocker), e George Stacy.

Nos anos 70, Romita Sr. se tornou diretor de arte da Marvel Comic, tendo envolvimento na criação de personagens marcantes como Wolverine, Luke Cage, Justiceiro, Mercenário e Tigresa.

Seus último trabalhos mais marcante foi a introdução de Monica Rambeau como a Capitã Marvel em Homem-Aranha Anual #16, de 1982.

Descanse em paz.

Fonte: ComicBook