Um novo - e inédito - corte do documentário de longa-metragem "Por Trás da Linha de Escudos" tem estreia a partir de 29/06/2023 em circuito limitado de alguns cinemas brasileiros. Confira o cartaz:


O documentarista Marcelo Pedroso apresentou "Por Trás da Linha de Escudos" pela primeira vez em 2017, nos festivais de cinema de Cachoeira (BA) e Brasília (DF). A nova montagem acontece no Cinema Dragão do Mar (Fortaleza / CE) e no Cinema da Fundação Joaquim Nabuco (Recife / PE). Na capital pernambucana, a sessão de 30/06/2023 (a partir de 19h20) será acompanhada de debate. Já em 06/07/2023, as exibições ocorrem no Centro Cultural Arte Pajuçara (Maceió / AL).

O quarto longa de Pedroso tem como foco os embates entre a Polícia Militar de Pernambuco e os ativistas do Movimento Ocupe Estelita (MOE), que teve início em 2012 - o cineasta era um dos militantes da causa. 

O BPChoque (Batalhão de Polícia de Choque) foi criado em 1980 com o objetivo de controlar distúrbios civis, rebeliões em estabelecimentos prisionais e garantir a segurança em estádios desportivos e em eventos com multidões. No documentário, o diretor e a equipe acompanham algumas operações de rotina, registram o interior da corporação e os treinamentos no batalhão.

A pesquisa para realização do filme começou em maio de 2016 - com filmagens ocorrendo entre agosto e setembro daquele ano. O trabalho de reedição do material foi conduzido tanto por Pedroso como por Ernesto de Carvalho, montador do filme.

A direção de fotografia é comandada por Luis Henrique Leal, com som direto de Rafael Travassos, direção de arte de Carlota Pereira e produção de Kika Latache e Lívia de Melo, com financiamento do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), Ancine, BRDE e Governo do Estado de Pernambuco, através do Funcultura - 8° Edital do Programa de Fomento à Produção Audiovisual de Pernambuco.


Fonte: Símio Filmes / Vilarejo Filmes (via press-release)

Em todo o site, deixamos banners de sugestões de compra geek, mas você pode nos ajudar fazendo uma busca através destes links, e deste modo poderemos continuar informando sobre o Universo Nerd sem clickbaits, com fontes confiáveis e mantendo nosso poder nerd maior que 8.000. Afinal, como você, nós do portal Poltrona POP já éramos nerds antes disso ser legal!