Uma das maiores  prejudicadas pela atual greve dos atores e roteiristas de Hollywood foi a San Diego Comic-Con 2023 (SDCC), convenção de Cultura POP que irá rolar no próximo fim de semana na Califórnia, EUA, na qual os estúdios aproveitam para apresentar novidades de suas atrações vindouras.

Saiba mais sobre a GREVE EM HOLLYWOOD neste link.

Ocorre que, com o impedimento da participação de atores nos painéis e outras ativações promocionais, por força da greve do Sindicatro dos Atores de Hollywood, SAG-AFTRA, grande parte da graça da convenção é perdida e resta aos organizadores da festa - assim como os produtores dos grandes estúdios - aproveitar da melhor maneira a vitrine que é a SDCC.


Vale ressaltar que a SDCC deste ano já iria contar com a ausência de algumas das franquias mais poderosas do planeta, como a Disney (Marvel, Star Wars, entre outras propriedades) , Warner Bros., Sony, Universal, Netflix e HBO, que decidiram não investir energia (leia-se, dinheiro) na convenção temendo exatamente uma possível greve promovida pela SAG-AFTRA. Ou seja, de todo modo, mesmo que não fosse determinado piquete, a convenção já teria que se reorganizar para oferecer boas experiências para o público. Inclusive, será a primeira vez, desde 2011, que nem a Marvel, e nem a DC terão painéis no Salão H da convenção, conhecido por ser o local, com capacidade para 6.500 pessoas, onde os grandes lançamentos destas marcas são anunciados.

Com a confirmação de que os atores estão impedidos, pela SAG-AFTRA, de promover trabalhos passados, atuais e vindouros, assim como de participar de eventos e até mesmo painéis promocionais,  restou aos estúdios cancelar os painéis planejados. A Legendary, por exemplo, planejou surpreender todos com um painel surpresa de Duna - Parte II, o que já foi cancelado, infelizmente.

A Amazon também cancelou o esperado painel da segunda temporada de A Roda do Tempo, assim como a ABC cancelou a apresentação especial de Abbott Elementary.

“Será um ano diferente,” disse o porta-voz da SDCC, David Glanzer. “Porém, isto não diminui a expectativa pela Comic-Con.”

Isso é verdade!

A convenção, cuja primeira edição ocorreu nos anos 70, era restrita aos fãs de quadrinhos (de onde vem o nome do evento, Comic-Con, algo que em português significa "convenção de gibi") e só recentemente  - cerca de 20 anos atrás - que a atração, que faz parte do calendário turístico da cidade de San Diega, na Califórnia, é dedicada a outras mídias, como o cinema, videogames, RPG´s, board games e a TV.

Deste modo, existem atrativos para o público, quase todos nerds ou simpatizantes da cultura POP, como painéis de videogames (apesar de haver impedimento para atores de dublagem na convenção deste ano), RPG e outros hobbys geeks. Além é claro, de minha atração preferida: a Artist´s Alley, onde profissionais do ramo das histórias em quadrinhos vendem seus trabalhos, e também assinam e intereagem com os fãs da nona arte.

Além disso, vários varejistas do ramo dos quadrinhos vendem edições antigas de gibis (alguns com certificados) e até mesmo artes originais de artistas consagrados. Tudo, logicamente, por valores bem elevados.

O evento ainda conta com lojas de artigos relacionados ao universo nerd, geek e POP, como action-figures, fac-smiles, roupas, utensílios, brinquedos, entre outros.

Enfim, mesmo com a ausência de astros e estrelas de nossos filmes e séries preferidos, a SDCC é uma festa.

E a cereja do bolo são os cosplayers, fãs que capricham e investem uma grana violenta para fantasiar-se e incorporarem suas personagens favoritas, seja para simplesmente desfilarem pelos salões da convenção, seja para disputarem a atenção de jurados nos concursos realizados no evento.

Mas este ano pode ser, como disse David Glanzer, diferenciado por oferecer a oportunidade de produções menores, e franquias menos expressivas que Marvel, Star Wars ou DC se destacarem, mesmo sem a aparição de atores e atrizes famosas em seus painéis e stands. 

A Paramount Animation irá apresentar um painel de As Tartarugas Ninja: Caos Mutante, que será apresentado pelo diretor Jeff Rowe. Além disso, a mesma Paramount Animation irá comemorar os 50 anos da animação Jornada nas Estrelas (Star Trek Animation), baseada na clássica série dos anos 60.

Falando em Jornada nas Estrelas, ou Star Trek, a Paramount+ promoverá painéis das novas séries da franquia, e a AMC não deixará de promover a franquia The Walking Dead, em um painél que tem previsão de durar duas horas e meia.

O canal FX irá apresentar painel da quinta temporada de What We Do in the Shadows, assim como a Peacock, que terá uma ativação da nova série cômica com Anthony Mackie, Twisted Metal. E, apesar de ter cancelado o painel de A Roda do Tempo, a Prime Video irá promover a animação Invencível, baseada nos quadrinhos de Robert Kirkman e Cory Walker.

A Starz também irá participar da convenção, apresentando a série spin-off de John Wick, The Continental.

Com a ausência das grandes franquias, tais atrações chamariam pouca atenção. Mas, ao que tudo indica, este será o ano das pequenas e médias produções. 

Deste modo, acreditamos que a edição da SDCC deste ano, sem holofotes nas grandes estrelas e marcas de Hollywood, pode ser aproveitada pelos artistas e produtores menores, jogando luz em produções cujos investimentos são mais modestos. 

Será, certamente, algo bastante positivo.

Vamos esperar pra ver.

E você? Está animado com a SDCC deste ano, apesar da ausência dos astros de Hollywood e das grandes franquias?

Deixe nos comentários.

Fonte: The Hollywood Reporter

Em todo o site, deixamos sugestões de compra geek. Deste modo, poderemos continuar informando sobre o Universo Nerd com fontes confiáveis e mantendo nosso poder nerd maior que 8.000. Afinal, como você, nós do portal Poltrona POP já éramos nerds antes disso ser legal!