Assim que foi iniciada a greve dos atores de Hollywood, a produção de filmes e séries de TV de grandes empresas, como Sony, Disney, Warner Bros Discovery, Apple, entre outras, foram paralisadas por força dos impedimentos decretados pelo Sindicato da categoria, SAG-AFTRA.


Além de não poderem atuar em produções de cinema e televisão, enquanto a greve durar, os atores também não podem participar da promoção de produções já finalizadas, o que os impede de comparecer em convenções de cultura POP, coletivas de imprensa, tapete vermelho, assim como de conceder entrevistas que tenham como tema estas produções.

Ocorre que, os impedimentos só atingem os atores que trabalham em produções que estão sob o escopo do atual acordo do SAG-AFTRA com a Aliança de Produtores de Cinema e TV (Alliance of Motion Picture and Television Producers, ou AMPTP). O citado acordo precisa ser renegociado e o sindicato não permite que produções sejam tocadas pelos principais estúdios de Hollywood antes que o mesmo seja revisto. O que não ocorreu até o momento.

Deste modo, produções tocadas por estúdios independentes podem continuar a serem produzidas ou divulgadas. Porém, caso hajam atores que são membros do SAG-AFTRA no elenco destas produções independente, é necessário que seja expedida uma autorização do sindicato, para que tal talento possa continuar trabalhando ou divulgando a obra.

Estas autorizações são chamadas, nos EUA, de acordos interinos. Estes acordos tem como partes o sindicato e as produtoras independentes. 

A atual greve tem como suas principais reivindicações: melhores salários, maior transparência nos números e dados referentes à exibições em streaming e proteção contra os avanços de tecnologia de inteligência artificial.

Muitas produções já conseguiram firmar estes acordos interinos, como Death of a Unicorn, com Paul Rudd e Jenna Ortega, e Mother Mary com Anne Hathaway e Michaela Coel, ambas da A24, uma das mais badaladas produtoras independentes da atualidade.

Veja a lista de produções autorizadas a serem produzidas e divulgada por acordos interinos do SAG-AFTRA, neste link.

Agora, mais uma produção importante firmou acordo interino com o SAG-AFTRA: Jogos Vorazes: A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes, filme da Lionsgate que faz parte da franquia Jogos Vorazes, que é baseada nos livros de Suzanne Collins.

Não ficou muito claro o motivo de tal acordo só ter sido transigido em data tão próxima do lançamento do filme nos cinemas. 

Porém, a liberação dos atores para comparecerem nos eventos de divulgação do longa-metragem pode impulsionar a venda de ingressos, especialmente pelo fato de o filme estrear em data próxima ao feriado de Ação de Graças, um dos mais festejados feriados dos EUA.

O filme custo cerca de 100 milhões de dólares e é considerado um "tiro no escuro" da Lionsgate, uma vez que será o primeiro filme da franquia bilionária sem a presença da estrela Jennifer Lawrence.

Dirigido por Francis Lawrence - roteiro de Michael Lesslie e Michael Arndt com participação de Suzanne Collins, criadora da saga literária - o filme é estrelado por outros nomes como Tom Blyth, Rachel Zegler, Hunter Schafer, Josh Andrés Rivera, Viola Davis, Peter Dinklage e Jason Schwartzman dentre outros. 

Meio spin-off meio prequel - livremente inspirado no livro homônimo de Suzanne Collins lançado em 2020 (inclusive no Brasil) -, a trama se passa anos antes de se tornar o tirânico Coriolanus Snow, Presidente de Panem, que, aos 18 anos, vê uma chance de mudança de sorte quando é escolhido para ser mentor de Lucy Gray Baird, uma garota tributo do empobrecido Distrito 12.


Fonte: Variety

Em todo o site, deixamos sugestões de compra geek. Deste modo, poderemos continuar informando sobre o Universo Nerd com fontes confiáveis e mantendo nosso poder nerd maior que 8.000. Afinal, como você, nós do portal Poltrona POP já éramos nerds antes disso ser legal!