No início de outubro de 2023, o docudrama brasileiro "Hamlet" recebeu o prêmio de Melhor Direção Internacional no prestigiado FIDBA - Festival Internacional de Cine Documental de Buenos Aires, considerado um dos principais eventos dedicados à produção de documentários no mundo. Único representante brasileiro da categoria Órbita - dedicada a produções estrangeiras -, o filme brasileiro concorreu com títulos de mais de dez país países. 

O diretor Zeca Brito ostentando o prêmio...
(Crédito de foto: Sastre Montecino Matias Andres / Equipo de Fotografía Fidba -
Divulgação / Todos os direitos reservados)


Dirigido por Zeca Brito (foto) - com roteiro de Frederico Ruas e do próprio Brito -, o filme é estrelado por Fredericco Restori, Jean-Claude Bernardet Marcelo Restori. Na trama, durante protestos estudantis, diante de um iminente golpe de estado, o jovem Hamlet tem de enfrentar seus maiores fantasmas, sua transformação em adulto e seu lugar na sociedade. Agir ou não agir? Ser ou não ser? Enquanto as bombas explodem, o coração entra em chamas, o mundo exterior, em ruínas, e por dentro, a construção da cidadania e a chegada da maturidade.

No Brasil, o filme venceu os prêmios de Melhor Filme, Direção, Ator, Fotografia e Montagem na mostra gaúcha do 51° Festival de Cinema de Gramado. Recebeu também Menção Honrosa no festival português Cine Marginal. Inteiramente filmado em branco e preto, o longa teve sua primeira exibição pública na Mostra de São Paulo e mais recentemente passou pelo Festival Guarnicê (Maranhão). O filme é uma produção da Anti Filmes, com coprodução da Galo de Briga Filmes


Fonte: Anti Filmes (via press-release)

Em todo o site, deixamos sugestões de compra geek. Deste modo, poderemos continuar informando sobre o Universo Nerd com fontes confiáveis e mantendo nosso poder nerd maior que 8.000. Afinal, como você, nós do portal Poltrona POP já éramos nerds antes disso ser legal!