O ator Richard Roundtree, que estrelou o filme Shaft, um clássico da Blaxploitation de 1971, morreu na tarde desta terça-feira (25) após uma breve batalha contra o câncer no pâncreas.

Roundtree foi casado duas vezes, a primeira com Mary Jane Grant, de 1963 à 1973, e depois com Karen M. Cierna, de 1980 à 1998. Deixou quatros filhas, Nicole, Tayler, Morgan e Kelli Roundtree, e um filho, James.


Ele tinha 81 anos de idade e a morte foi confirmada por seu empresário, Patrick McMinn, que trabalhava com Roundtree desde 1987.

“O trabalho de Richard serviu como um ponto de virada para o protagonismo de afro-americanos no cinema” disse McMinn, em seu comunicado oficial. “Não há exagero nenhum em afirmar o impacto que ele teve na indústria.”

Roundtree interpretou John Shaft, no filme de Gordon Parks, aos 28 anos, sendo este o seu papel de estreia no cinema. O longa da MGM faturou 12 milhões de dólares ao estúdio, tendo custado apenas 500 mil dólares, o que salvou a empresa da falência. Retornou ao personagem em dois filmes (de 1972 e 1973), uma série de TV (entre 1973 e 1974), além de estar nos dois remakes (um para o cinema em 2000 e a continuação para streaming, mais recente, em 2019).

Sobre o subgênero blaxploitation, atribuído à Shaft, Rountree disse, em entrevista ao The New York Times em 2019, que achava o termo pejorativo, uma vez que não havia nenhuma "exploração" do trabalho de ninguém e que o diretor, Gordon Parks, era um dos homens mais dignos que conheceu na vida. Apesar disso, Roundtree admitiu que estes filmes, que "exploravam a cultura afro-americana" foram importantes para empregar e revelar artistas importantes.

Blaxploitation é um subgênero étnico do filme de exploração que surgiu nos Estados Unidos durante o início dos anos 1970. O termo, que mistura as palavras "negro" e "exploração", em inglês, foi cunhado em agosto de 1972 por Junius Griffin, presidente da filial NAACP (Associação Nacional para o Desenvolvimento das Pessoas de Cor) de Beverly Hills, em Hollywood. Segundo Griffin, estes filmes serviam para perpetuar estereótipos, vinculando os negros à prática criminosa. Sendo, inicialmente, destinado à platéias negras, os filmes blaxploitation, acabaram "furando a bolha" e atingiram todas audiências, independentemente de sua cor de pele. Desde então, Hollywood se deu conta de que era lucrativo investir em filmes com protagonistas negros.

Além de Shaft, Roundtree trabalhou em mais de 50 filmes, fazendo aparições em sucessos do cinema como Se7en, Brick e Speed Racer. Ele atuou como coadjuvante no filme Moving On, comédia estrelada por Lily Tomlin e Jane Fonda que estreou no Festival de Toronto, no ano passado.

Descanse em paz.

Fonte: Variety