O comitê de negociação do Sindicato dos Atores de Hollywood, SAG-AFTRA,aprovou a proposta feita pelos estúdios, após devidas mudanças, o que colocou FIM À GREVE DA CATEGORIA.

Deste modo, termina a mais longeva paralisação dos atores na história de Hollywood. Foram 118 dias de paralisação. Antes desta, a greve mais longa do sindicato tinha sido a declarada em 1980, que durou 95 dias.


Em anuncio feito na noite de ontem (08), o sindicato oficializou o encerramento da greve, que terminou exatamente à 00:01 hs de hoje (09).

Segundo o SAG-AFTRA, o comitê aprovou o acordo unanimemente. Agora, o acordo seguirá para a sede do sindicato para aprovação final nesta sexta-feira (10).

O acordo trás mudanças significativas nos ganhos dos membros do sindicato, assim como regulamentações importantes, especialmente no que diz respeito ao uso de inteligência artificial. 

Sobre inteligência artificial, Duncan Crabtree-Ireland, um dos principais negociadores do sindicato, e Carol Lombardini, CEO da Aliança de Produtores de Cinema e TV (Alliance of Motion Picture and Television Producers, ou AMPTP), conversaram na última quarta-feira, via Zoom, para acertarem os últimos detalhes do acordo.

Estão inclusos bônus de participação nos ganhos de produções que estão disponíveis em plataformas de streaming, e também o incremento de valores, que ultrapassam 1 bilhão de dólares, no que diz respeito à pensões e seguros de saúde.

“Nós concordamos com um contrato que irá possibilitar que os membros do SAG-AFTRA construam carreiras sustentáveis,” informou o sindicato através de e-mail para os membros. “Milhares de artistas de hoje, e também do futuro, irão se beneficiar do trabalho que encerramos hoje.”

“A votação foi unânime, o que é difícil de acontecer,” disse Kevin E. West, membro do comitê de negociação do SAG-AFTRA. “Foram duas longas semanas.”

Ainda segundo West, o acordo não é perfeito, mas foi uma conquista extraordinária.

Um outro membro do comitê, Ben Whitehair, disse que o acordo foi “uma grande vitória para o sindicato. Foi muito emocionante”, disse ele. “Fizemos história”

Whitehair alega que o sindicato ganhou uma mudança estrutural, no que diz respeito aos ganhos por exibição em plataformas de streaming. Ele acredita que o sindicato não conseguiu tudo que pretendia sobre o assunto, mas que estará mais forte para novas reivindicações em 2026, quando este novo acordo expira e novas negociações forem feitas.

“Quando os artistas souberem o que negociamos, ficaram muito animados”, disse Whitehair.

Maiores detalhes sobre o acordo serão reveladas amanhã (10), após a votação do comitê nacional do SAG-AFTRA.

Sean Astin, também membro do comitê, disse o seguinte: “Os membros trabalharam o tanto quanto puderam. O custo disso é real. Não tem como falar em exageros quando falamos sobre o nível emocional envolvido”.

A AMPTP divulgou uma nota oficial que informa que o contrato negociado neste novo acordo “representa um novo paradigma” na relação entre a aliança e o sindicato.

“A AMPTP está satisfeita por ter chegado a um acordo provisório e espera que a indústria retome o trabalho de contar grandes histórias”, disse o grupo patronal.

Saiba mais sobre a GREVE EM HOLLYWOOD neste link.

Fique ligado para maiores informações.


Fonte: Variety

Em todo o site, deixamos sugestões de compra geek. Deste modo, poderemos continuar informando sobre o Universo Nerd com fontes confiáveis e mantendo nosso poder nerd maior que 8.000. Afinal, como você, nós do portal Poltrona POP já éramos nerds antes disso ser legal!