A abertura da terceira edição da Bienal Black ocorre em 27/03/2024 no Teatro Gonzaguinha (R. Benedito Hipólito, 125 - Centro / Rio de Janeiro - RJ). A abertura conta com a divulgação dos premiados e trabalhos artísticos de pré-estreia, com entrada franca (ou seja: gratuita).

Performance 'O Rio De Dentro', de Adriana Teles (BA)
(Crédito de foto: Sarah Lamille / Divulgação - Todos os direitos reservados)


Com exposições que reúnem mais de 200 trabalhos de diversos artistas de todo o Brasil e exterior, o evento é dividido em seis espaços culturais do Rio de Janeiro e conta ainda com programação virtual. As atividades seguem até junho de 2024 e incluem programação extensa, que podem ser conferidas no site oficial do evento.

A atração deste ano foi construída a partir de cinco eixos expositivos, que são: Linhas Insurgentes, Redes de Transmissão, Práticas Geradoras, (RE)imaginando o Cubo Preto e Memórias (trans)locadas.

Contando com a colaboração de quatro curadores convidados como Claudia Mandel Katz (Costa Rica), Edwin Velasquez (Porto Rico), Julio Pereyra (Uruguai), dentre outros, o evento tem organização e produção do Instituto Black Brazil Art, com financiamento por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), além de patrocínio do Grupo Carrefour Brasil e apoio da Prefeitura do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal da Cultura, Centro Municipal de Artes Hélio Oiticica, Centro de Artes Calouste Gulbenkian, Teatro Municipal Gonzaguinha, Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro, Museu da História e Cultura do Afro-brasileiro, Centro Cultural Correios, Cidade das Artes, Espaço Cultural Correios, Museu do Samba e Museu da Maré.

Fonte: Black Brazil Art (via press-release)

Em todo o site, deixamos sugestões de compra geek. Deste modo, poderemos continuar informando sobre o Universo Nerd com fontes confiáveis e mantendo nosso poder nerd maior que 8.000. Afinal, como você, nós do portal Poltrona POP já éramos nerds antes disso ser legal!