Morreu, aos 68 anos, o desenhista e roteirista Akira Toriyama, criador de clássicos do mangá como Dragon Ball, Dr. Slump, Sand Land, entre outros.
Nascido em Nagoya, Japão, em 1955, Toriyama deixa mulher, a mangaká aposentada Yoshimi Katō, com quem era casado desde 1982, e dois filhos. Yoshimi foi assistente do marido em seu início de carreira.
Toriyama começou a publicar mangás em 1978, mas só veio a alcançar algum sucesso com a publicação de Dr. Slump, mangá publicado na revista Weekly Shōnen Sunday, entre 1980 e 1984. O êxito internacional veio com Dragon Ball, série que o consagrou e que foi oferecida ao público japonês entre 1984 e 1995.
A notícia foi informada no site oficial de Dragon Ball através de um comunicado que você pode ler abaixo:
"Caros Amigos e Parceiros,
Informamos com tristeza que o mangaká Akira Toriyama faleceu no dia 1º de março devido a hematoma subdural agudo. Ele tinha 68 anos.
Lamentamos profundamente o fato de que ele ainda tinha vários trabalhos em desenvolvimento, o que fazia com grande entusiasmo. Além disso, ele ainda tinha muitos outros objetivos. No entanto, deixou muitos mangá e obras de arte para este mundo. Graças ao apoio de tantas pessoas ao redor do mundo, ele conseguiu continuar suas atividades criativas por mais de 45 anos. Esperamos que o mundo único criado por Akira Toriyama continue a ser amado por todos por muito tempo.
Informamos esta triste notícia em agradecimento pela gentileza que vocês sempre tiveram por ele, durante sua vida.
O funeral foi realizado com sua família e poucos parentes. Atendendo aos seus votos de tranquilidade, informamos respeitosamente que não aceitaremos flores, presentes de condolências, visitas, oferendas e outros. Além disso, pedimos que evitem tentar realizar entrevistas com sua família.
Os planos futuros para um encontro comemorativo não estão decididos, avisaremos quando for confirmado. Agradecemos profundamente sua compreensão e apoio como sempre."
Descanse em paz, Mestre Toriyama!
Fonte: ComicBook