Morreu, nesta triste sexta-feira, o ator, dublador e radialista José Santa Cruz. Ele tinha 95 anos e faleceu em decorrência de uma broncopneumonia.


Cruz tinha morreu hoje (26), aos 95 anos, no Rio de Janeiro, informou a Globo. O ator, que tinha doença de Parkinson e estava internado, deixou esposa e teve três filhos, todos já falecidos. Tinha ainda cinco netos e quatro bisnetos. O ator será velado neste sábado (27), no Cemitério da Penitência, em Botafogo.

José Santa Cruz iniciou a carreira artística jovem. Tinha 18 anos quando participou de sua primeira transmissão no rádio e estreou na TV em 1960, na extinta TV Clube. Em 1963 começou a atuar como dublador.

Dono de uma voz marcante (que considero um patrimônio cultural imaterial), dublou muitos personagens marcantes. Ele foi o único ator brasileiro a dublar o "vilão" Magneto, de X-Men, na TV e no cinema. O mesmo ocorreu com Megatron, de Transformers. Além disso, ficou marcado como a voz de Dino da Silva Sauro, o patriarca da Família Dinossauros, e seu bordão imortal: “Querida, cheguei”.

Dublador ativo, emprestou seu timbre marcante para ícones como Rúbeo Hagrid de Harry Potter, J.J. Jameson na trilogia Homem Aranha, de Sam Raimi, entre tantos outros.

Participou de diversos programas humorísticos durante sua jornada, especialmente, e mais recentemente, no extinto Zorra Total. Durante os anos dos primeiros dois governos do PT, emplacou o bordão "Olha o Lula indo, olha o Lula vindo", fazendo uma crítica bem humorada às constantes viagens do presidente na ocasião. Outra frase emblemática e inesquecível era de uma de suas personagens mais famosas, Jojoca, que sempre dizia: "O que eu falar pra minha, você fala pra sua...". Não entendeu? Pesquise na internet e se surpreenda com o talento deste grande artista.

Nós do Poltrona POP nos despedimos de um ídolo no dia de hoje. Um dia triste. Nosso respeito e pêsames. Descanse em paz, Mestre.


Fonte: G1