A mostra inédita "Léa Garcia - 90 Anos" acontece de forma gratuita durante o período entre 25/05 a 23/06/2024 no Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo (localizado à Rua Álvares Penteado, 112 - Centro Histórico de São Paulo / SP ). 


Trata-se de uma retrospectiva que apresenta cerca de 15 longas protagonizados pela atriz Léa Garcia (1933-2023, foto), com destaque para o cultuado "Orfeu Negro" (também conhecido como "Orfeu do Carnaval", dirigido por Marcel Camus e lançado em 1959) -, filme pelo qual a atriz foi indicada ao prêmio de melhor atriz no prestigiado Festival de Cannes. "Orfeu Negro" abre a mostra em 25/05/2024, a partir de 17h.

A variada programação ainda traz longas como "Ganga Zumba" (dir. Cacá Diegues), "Compasso de Espera"  (dir. Antunes Filho), "O Forte" (dir. Olney São Paulo), "Feminino Plural" (dir. Vera de Figueiredo), "M8 - Quando a Morte Socorre a Vida" (dir. Jeferson De), "Ladrões de Cinema" (dir. Fernando Coni Campos), "A Deusa Negra" (dir. Ola Balogun), "A Noiva da Cidade" (dir. Alex Viany), "Cruz e Souza - Poeta do Desterro" (dir. Sylvio Back),  "Mulheres do Brasil" (dir. Malu di Martino), "Um Dia com Jerusa" (dir. Viviane Ferreira) e "O Pai da Rita", "A Negação do Brasil" e "As Filhas do Vento"(todos dirigidos por Joel Zito Araújo).

Também estão programadas sessões comentadas dos filmes "As Filhas do Vento" (com a presença do cineasta Joel Zito Araújo em 01/06/2024 a partir de 14h), "Compasso de Espera" (com participação da pesquisadora Mariana Queen Nwabasili em 08/06/2024 a partir de 14h) e "Ladrões de Cinema" (com apresentação do professor e cineasta Juliano Gomes em 21/06/2024 a partir de 16h).

A curadoria é de Leonardo Amaral e Ewerton Belico. Para maiores informações sobre a programação e horários, acesse o site oficial.


Fonte: CCBB SP (via press-release)

Em todo o site, deixamos sugestões de compra geek. Deste modo, poderemos continuar informando sobre o Universo Nerd com fontes confiáveis e mantendo nosso poder nerd maior que 8.000. Afinal, como você, nós do portal Poltrona POP já éramos nerds antes disso ser legal!