O ator Alain Delon (foto) faleceu na manhã de 18/08/2024 em sua casa, localizada em Douchy-Montcorbon (França). Ele tinha 88 anos de idade e a causa da morte não foi oficialmente divulgada. A informação foi dada pela família do ator à agencia AFP.


Nascido Alain Fabien Maurice Marcel Delon em novembro de 1935, iniciou sua vida profissional como auxiliar de açougueiro. Em 1953, alistou-se como fuzileiro naval, sendo enviado para combate no sudeste asiático. Foi dispensado dois anos depois, iniciando diversos trabalhos temporários e, por conta de alguns amigos e conhecidos que eram atores, acabou comparecendo ao Festival de Cinema de Veneza em 1957, atraindo a atenção de um "head hunter" do produtor norte-americano David Selznick - que chegou a lhe oferecer um contrato mas com a condição de que teria de aprender a falar inglês. Mas Delon conheceu em seguida o diretor francês Yves Allégret, decidindo seguir a carreira de ator na França.

O ator ficou bem conhecido como um dos maiores galãs da História do Cinema entre a década de 1960 e 1970, tendo protagonizado filmes como "O Sol por Testemunha" (1960) - em que interpretava o personagem Tom Ripley, baseado no cultuado livro de Patricia Highsmith (que teve algumas adaptações para cinema e séries, sendo a mais recente de 2024) -, "O Eclipse" (1962), "O Leopardo" (1963), "O Samurai" (1967) e até mesmo uma versão francesa de "Zorro" (1975), além de "Cidadão Klein" (1976). Seu último trabalho foi uma participação especial como ele mesmo no filme "Toute Ressemblance" (2019).

Ainda em 2019, Delon sofreu um AVC. Com estado de saúde debilitado, aposentou-se da carreira de ator e chegou a declarar algumas vezes que gostaria de optar pela prática do "suicídio assistido" para encerrar sua vida com dignidade, depois de presenciar o longo período de sofrimento de sua esposa Nathalie por conta de um câncer do pâncreas - que também gostaria de se utilizar dessa prática mas faleceu em 2021, não dando tempo para executá-la por conta das autorizações necessárias para tal.

Estranhamente, em fevereiro de 2024, foram encontradas 72 armas e mais de 3 mil munições na casa do ator, que não possuía porte de arma nem autorização para armazenar essa quantidade de equipamento. Não se sabe se ele apenas colecionava ou planejava outra coisa com essa quantidade de armamento...

Fonte: G1 (via site oficial)