A comédia paranormal Dandadan, animação japonesa lançada no Brasil pelos serviços de streaming Netflix e Crunchyroll, causou muito alvoroço entre os otakus – os fãs mais radicais de animes –, e também por parte do público geral, uma vez que a produção simplesmente conseguiu aquilo que é o sonho de todo produtor que se preze: furar a bolha do público-alvo e atingir o coração de pessoas de todas as tribos.
Com sua narrativa maluca que envolve elementos populares, como assombrações e alienígenas, em detrimento de lançar mão de coisas específicas do imaginário japonês, como kaijus (monstros gigantes) ou yōkais (espíritos nipônicos lendários), por exemplo, Dandadan caiu no gosto do público e se tornou um fenômeno mundial. O anime é uma verdadeira fusão de gêneros, combinando elementos de comédia, ação, horror e ficção científica de forma impecável.
Dandadan é, originalmente, um mangá japonês cheio de ação e comédia, criado por Yukinobu Tatsu e serializado na plataforma Shōnen Jump+. A história gira em torno de dois adolescentes, Momo Ayase e Ken Takakura (Okarun), que acreditam em coisas sobrenaturais diferentes: Momo acredita em fantasmas, enquanto Okarun acredita em alienígenas.
O sucesso do mangá foi tão grande que Dandadan ganhou uma adaptação para anime, produzida pelo estúdio Science Saru. O anime manteve a essência da obra original. O humor ácido, desbocado e inteligente funcionou muito bem nas telinhas. Momo e Okarun são personagens cativantes e com personalidades distintas, que se complementam perfeitamente. As confusões nas quais se metem, após seu primeiro e atabalhoado encontro, são engrandecidas com diálogos inteligentes e um toque sutil de nonsense. A cada novo episódio, somos apresentados a novos personagens, como a Velha Turbo e a fenomenal vovó Seiko Ayase, e cenários, que nos surpreendem a cada momento.
O trabalho de animação é vibrante e já chama atenção no clipe de abertura da série, que traz muitas referências clássicas das aberturas de séries como Ultraman e Cowboy Bebop. É uma das aberturas mais bonitas que já tive a sorte de assistir. A música de abertura do anime, intitulada "Otonoke", é interpretada pela dupla de hip hop japonesa Creepy Nuts. Não faz muito o meu estilo, mas combina muito bem com tudo que está acontecendo na telinha.
O visual de Dandadan é belíssimo, sendo bastante atual, apesar de trazer certa nostalgia dos desenhos dos anos 90. O design de personagens é charmoso e expressivo. As cenas de ação são fluidas e dinâmicas, e a direção de arte cria um visual único e memorável.
A trilha sonora é empolgante, adicionando tensão, horror e comicidade às cenas. Não fosse a conclusão abrupta da trama, ao final desta primeira temporada, o anime seria, simplesmente, perfeito.
Se você gosta de histórias com ação, comédia e personagens cativantes, Dandadan é uma ótima opção. Não perca!
Marlo George assistiu, escreveu e já soprou secador de cabelo na cara por motivos de nostalgia...
Em todo o site, deixamos banners de sugestões de compra geek, mas você pode nos ajudar fazendo uma busca através deste link, e deste modo poderemos continuar informando sobre o Universo Nerd sem clickbaits, com fontes confiáveis e mantendo nosso poder nerd maior que 8.000. Afinal, como você, nós do portal Poltrona POP já éramos nerds antes disso ser legal!