Subscribe Us

OBITUÁRIO | Morre o ator Richard Chamberlain, aos 89 anos

O ator Richard Chamberlain (foto) faleceu na noite de 29/03/2025 em decorrência de complicações de um derrame em Waimanalo (Havaí, EUA). A informação foi confirmada por meio de Harlan Boll, publicista do ator. Ele tinha 89 anos de idade - completaria 90 anos em 31/03/2025.


Nascido George Richard Chamberlain em março de 1934, iniciou a carreira de ator no teatro com encenações de peças clássicas como “Hamlet” e outros títulos shakespearianos. O primeiro papel na TV deu-se num episódio da clássica série de suspense "Alfred Hitchcock Apresenta" em 1959. Após diversas participações menores em outros seriados, o sucesso veio mesmo quando protagonizou a série "Dr. Kildare", de 1961 a 1966.

Depois disso, alternou cinema e TV, com filmes que acabaram se tornando clássicos como "Júlio Cesar" (1970), "Delírio de Amor" (1971), "Os Amantes de Lady Caroline" (1972) e o curioso "Os Três Mosqueteiros" (1973) - que ganhou continuações em "A Vingança de Milady" (1974) e "A Volta dos Mosqueteiros" (1989). Também esteve em "Inferno na Torre" (1974) - um dos primeiros exemplares de sucesso de filme catástrofe - e, na TV, filmes como "O Conde de Monte Cristo" (1975) e "O Homem da Máscara de Ferro" (1977).

No Brasil, além do sucesso sessentista de "Dr. Kildare", também teve bastante audiência as minisséries "Shogun" (1980) e "Pássaros Feridos" (1984) - que também teve uma continuação no filme "Pássaros Feridos - Os Anos Ausentes" (1996) -, além do clássico menor do cinema oitentista "As Minas do Rei Salomão" (1985) - em que viveu o herói literário Allan Quatermain, que ganhou continuação em "Allan Quatermain e a Cidade do Ouro Perdido" (1986). E curiosamente, foi o primeiro ator a interpretar o desmemoriado agente Jason Bourne na minissérie "Missão Matar" ('The Bourne Identity', 1988).

A partir de 2000, fez participação especial em diversas séries cômicas de TV "Will & Grace" e "Desperate Housewives" ou em filmes como "Eu os Declaro Marido... e Larry" após assumir-se publicamente como homossexual na autobiografia "Shattered Love - A Memoir" - em que também fala sobre o relacionamento de três décadas que teve com o ator e escritor Martin Rabbett (colega de elenco de "Allan Quatermain e a Cidade do Ouro Perdido"). Boll explica no comunicado sobre a morte de Chamberlain que o ator e Rabbett já não estavam mais juntos mas permaneceram bons amigos após o fim do relacionamento.

Na parte de animação, participou do longa animado "Liga da Justiça - Deuses e Monstros", interpretando a voz do Pai Celestial, líder dos Novos Deuses. Suas últimas performances se deram na minissérie "Twin Peaks - O Retorno" (2017) em participação especial e no obscuro filme "Finding Julia" (2019). Descanse em paz.

Fonte: Variety (via site oficial)