A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood anunciou uma mudança histórica para a 100ª edição do Oscar, em 2028, premiando filmes lançados em 2027: a criação da categoria de Melhor performance de elenco de dublês.
A iniciativa, liderada pelo diretor e produtor David Leitch, conhecido por filmes como O Dublê, Trem-Bala e Deadpool 2, visa reconhecer a essencial contribuição dos profissionais de dublês para a indústria cinematográfica. Leitch, que iniciou sua carreira como dublê e coordenador antes de se tornar diretor, uniu forças com o coordenador e designer de dublês Chris O’Hara, da Stunts Unlimited, e outros, para apresentar a proposta à Academia, que finalmente aprovou a nova premiação.
A decisão da Academia foi celebrada por líderes da indústria e pela comunidade de dublês. O CEO da Academia, Bill Kramer, e a presidente Janet Yang, destacaram a importância do design de dublês desde os primórdios do cinema e expressaram orgulho em homenagear o trabalho inovador desses artistas técnicos e criativos. Leitch enfatizou a essencialidade dos dublês em todos os gêneros cinematográficos, desde os pioneiros Buster Keaton, Harold Lloyd e Charlie Chaplin até os talentosos profissionais da atualidade. Chad Stahelski, diretor da franquia John Wick, também expressou sua honra e a importância do reconhecimento para um departamento colaborativo e fundamental desde a origem do cinema.
As regras de elegibilidade e votação para a categoria inaugural serão divulgadas em 2027, juntamente com o regulamento completo do 100º Oscar. A forma como o prêmio será apresentado ainda será definida pelo Academy’s Board of Governors. A criação desta categoria marca um importante passo para o reconhecimento da comunidade de dublês, que já havia conquistado avanços como o crédito de "Melhor performance de elenco de dublês" aprovado pelo Screen Actors Guild e pelo Directors Guild of America em 2024, utilizado pela primeira vez por O’Hara em O Dublê. Jeff Wolfe, presidente da Stuntmen’s Association, classificou o momento como histórico e uma vitória para a arte da narrativa cinematográfica.
Fonte: Variety
Em todo o site, deixamos banners de sugestões de compra geek, mas você pode nos ajudar fazendo uma busca através destes links, e deste modo poderemos continuar informando sobre o Universo Nerd sem clickbaits, com fontes confiáveis e mantendo nosso poder nerd maior que 8.000. Afinal, como você, nós do portal Poltrona POP já éramos nerds antes disso ser legal!