Subscribe Us

OBITUÁRIO | Morre o escritor Luis Fernando Verissimo, aos 88 anos

O escritor gaúcho Luis Fernando Verissimo (foto) faleceu na madrugada de 30/08/2025 por complicações decorrentes de uma pneumonia . O cultuado autor estava internado em estado grave UTI do Hospital Moinhos de Vento desde 11/08/2025. Ele tinha 88 anos de idade e sofria de mal de Parkinson, problemas cardíacos e chegou a ter um Acidente Vascular Cerebral (AVC) em 2021, que lhe causou dificuldades motoras e de comunicação.


Nascido em setembro de 1936, viveu boa parte da infância e da adolescência nos Estados Unidos por conta da carreira do pai - o também escritor Érico Verissimo (1905-1975) - como professor de literatura brasileira nas universidades de Berkeley e de Oakland. Iniciou a carreira como revisor em 1966 no jornal Zero Hora, do Rio Grande do Sul - onde também foi autor de tiras de histórias em quadrinhos com as personagens "As Cobras" (abaixo) durante o período entre 1975 e 1999 (em que o início turbulento deu-se durante a infame ditadura militar no Brasil). E também trabalhou como tradutor no Rio de Janeiro. Mas somente em 1973 publicou "O Popular", seu primeiro livro.


E não parou mais, com diversos títulos que mesclavam bom humor com a observação que lhe era peculiar em obras celebras como "O Analista de Bagé", "O Clube dos Anjos", "Comédias da Vida Pública" - que gerou o programa de TV "Comédia da Vida Privada" -, "As Mentiras Que Os Homem Contam", dentre muitos outros. 

(E, ainda falando sobre histórias em quadrinhos, também é cocriador do personagem Ed Mort, ao lado do cartunista Miguel Paiva - que teve suas tiras complicadas em três livros, virando também peça de teatro, série de TV e filme para cinema)

Na TV, também esteve entre o escrete de autores que faziam parte da equipe de redatores do seminal programa de humor "TV Pirata". Já no cinema, o autor teve algumas obras adaptadas como , os curtas-metragens "Maridos, Amantes e Pisantes" (de Angelo Defanti, 2008) e "Feijoada Completa" (de Angelo Defanti, 2012), além dos longas "Ed Mort" (de Alain Fresnot, 1997), "Ninguém Entra, Ninguém Sai” (de Hsu Chien, 2017) e "O Clube dos Anjos" (de Angelo Defanti, 2020).  E, recentemente, o documentário "Verissimo" (de Angelo Defanti, 2024) mostrou um pouco do próprio escritor, com suas observações sobre a vida e o mundo ao redor por conta de estar chegando ao seu aniversário de 80 anos de idade.

Era um grande frasista com tiradas como "As pessoas fazem coisas terríveis por dinheiro. Inclusive trabalhar" ou "Não tenho uma vocação humorística, mas consigo eventualmente produzir humor", dentre muitas outras. Seu último romance foi "Os Espiões" (2009, Editora Objetiva); contos inéditos foi "Os Últimos Quartetos de Beethoven e Outros Contos" (2013, Editora Objetiva); e infantil foi "O Sétimo Gato" (2021, Itaú Criança - com ilustrações de Willian Santiago).

O autor deixa a esposa Lúcia Helena Massa, além de três filhos e dois netos. Descanse em paz.


Fonte: G1 (via site oficial)