Houve um tempo, que agora parece bem distante, onde, aqui no RJ, tivemos muitas escolas dedicadas ao desenho. Desde as mais tradicionais até aquelas, impulsionadas pelo modismo de alguns desenhos animados ou histórias em quadrinhos, que passaram a "ensinar" este ou aquele estilo característico. Algumas prosperaram e estão por aí até hoje. Outras, perderam seus objetivos e fecharam. E, correndo por fora, apareceu uma escola que resolveu ensinar os fundamentos das histórias em quadrinhos. Desde o roteiro, passando pelo desenho - em diversos estilos -, até passar pela arte-final e cor. Aos poucos, foi conquistando seu espaço no seleto público que, na maioria das vezes, dependia de algumas revistas "especializadas" para buscar um norte de "como desenhar", que muitos já viram pelas bancas de jornal, mesmo que não fosse, exatamente, aquilo que procuravam.

E foi esta instituição, a filial carioca da Impacto Quadrinhos, com direção de Lipe Diaz e Dami Bem, que visitamos no encerramento do evento "Oficina de Férias", que contou com a presença de artistas como Danilo Beyruth, Renato Guedes, Coletivo Petisco (composto por Ana Recalde, Cadu Simões, Will, Mário Cau e Daniel Esteves), Anderson Mahanski, Fabricio Guerra, dentre outros.

Localizada no tradicional bairro de Botafogo, a escola ofereceu a seus alunos e convidados um espaço organizado para que pudesse acontecer, sem interrupções, cada disciplina aplicada. Quando chegamos ao local, estavam acontecendo as oficinas de pintura com Renato Guedes e "action cartooning" com Anderson Mahanski.

Não querendo atrapalhar, vimos que os alunos estavam realmente atenciosos pois, além de estar na presença de artistas conceituados, o que estava sendo passsado ali era como "ouro", algo precioso e que poderá, mesmo, guiá-los na tênue direção que separa amadores de profissionais da área.
Renato Guedes
durante a aula de pintura
Fomos recebidos por Marcos Bispo, que estava responsável pela recepção da imprensa. Ele providenciou o espaço adequado para que pudéssemos gravar as sensacionais entrevistas que fizemos -  não estou exagerando, foram mesmo sensacionais, todas elas.

(em tempo: todos os videos, assim que estiverem no ar, entrarão também nesta postagem, ok?)
Começamos por Danilo Beyruth, mais conhecido pelos trabalhos em Necronauta, Bando de Dois e, mais recentemente, "Astronauta - Magnetar", vencedor do Prêmio Angelo Agostini de Melhor Desenhista e Melhor Publicação de 2012. Ele contou-nos um pouco sobre a concepção da história com o personagem criado por Maurício de Sousa, enquanto finalizava uma página de seu próximo projeto, "São Jorge", onde pretende contar as várias facetas do santo personagem. E, como não podia deixar de ser, presenteou-nos com uma ilustração exclusiva de uma de suas paixões: uma caveira fumante!

Sortearemos esta ilustração em muito breve...
Arte exclusiva de
Danilo Beyruth

Em seguida, chegou a festiva trupe do Coletivo Petisco, que lançava, no RJ, a vitoriosa edição da coletânea que leva o nome do grupo, impressa graças à iniciativa de crowdfunding, realizada no ano passado. Cadu Simões contou que o grupo alcançou o valor para realizar o projeto faltando pouquíssimos dias para finalizar o prazo.

Ana Recalde
(autora de Belladona) respondeu sobre a questão de que o Coletivo Petisco não foi criado com o intuito de substituir o selo Quarto Mundo - uma vez que o Coletivo Petisco nasceu dois anos antes do fim do Quarto Mundo - mas acabou recebendo algumas incumbências que o antigo selo recebia, principalmente pela falta dele. Daniel Esteves (que está lançando KM Blues), Will (de 20.000 Léguas Submarinas) e Mario Cau (do novíssimo Dom Casmurro) contaram sobre os projetos  lançados via editais de quadrinhos, mostrando um novo caminho de publicação da nona arte, direcionado às escolas e instituições educacionais.

Ao finalizarmos a entrevista com o animado grupo - que agora são #POPulares - Mario Cau presenteou-nos com esta belíssima ilustração, um homem e uma poltrona (POP) completamente baseada em blues...

E esta ilustração será sorteada a nossos #POPulares em muito breve, ok? Fiquem ligados!!!
Mario Cau criando
uma ilustração exclusiva...
(Foto: Petisco)

...e aqui com a ilustração já pronta!
(Foto: Petisco)
Mudando um pouco de foco, conversamos com Anderson Mahanski, que trabalha com animação e contou-nos um pouco de sua experiência no trabalho de séries e filmes como "Meu Amigãozão", "Xuxinha e Guto contra os Monstros do Espaço", "Turma da Mônica - Uma Aventura no Tempo", além de ilustrar livros infantis. Ele também confidenciou que prepara uma Graphic Novel com personagem próprio e que lançará num momento oportuno.

Anderson Mahanski (ao centro) e a turma de action cartooning

Batemos um papo também com Fabrício Guerra, professor de Colorização Digital da Impacto Quadrinhos RJ e também colorista que trabalhou em "Action Bible" e "The Christ", dois projetos de quadrinhos focados na Bíblia Sagrada, ambos com arte do veterano desenhista brasileiro Sergio Cariello. Ele contou um pouco sobre o início de sua carreira, da rotina em colorir páginas de quadrinhos e também falou  sobre um novo projeto que pretende lançar em breve, voltado para o Brasil...
Fabricio Guerra (de camisa listrada)
e a turma de Colorização Digital

Por último mas não menos importante, conversamos com Renato Guedes, desenhista de Superman, Smallville, Supergirl, Wolverine, Vingadores e, atualmente, da nova revista de John Constantine, pela polêmica iniciativa "Os Novos 52" da DC Comics. Ele falou sobre como é desenhar um personagem tão icônico quanto Constantine - e que não é exatamente o mesmo que conhecemos pela Vertigo, ok? -, sobre a repercussão extremamente positiva por parte das mulheres quando desenhou uma Supergirl mais realista e como é voltar a desenhar quadrinhos após alguns meses fora do mercado. E também tem alguns projetos pessoais de quadrinhos para tocar. E um em especial deve chamar a atenção pois tem a ver com zumbis... Além, claro, de, assim que terminar a venda de seu celebrado Artbook, lançado originalmente em 2009, trabalhar no segundo volume, mostrando um pouco mais de seu processo de trabalho e concepção de sua arte.
Kal J. Moon exibindo seu Artbook
 autografado por Renato Guedes

Supergirl, por Renato Guedes

Como estávamos no final do evento, Guedes autografou este lindo poster do Superman, que também sortearemos por aqui...
Arte autografada por Renato Guedes

O saldo foi extremamente positivo. Cumprimos todas nossas metas pré-estabelecidas e aguardamos ansiosamente pelas novas edições do evento. Acreditamos que, sim, alguns dos alunos, num futuro bem próximo, serão profissionais gabaritados e poderão, quem sabe, palestrar sobre seu trabalho na seleta arte de contar histórias. Em quadrinhos, claro!

A Equipe Poltrona Pop agradece à organização do evento pela atenção dispensada e acredita que este é o começo de uma grande amizade...