Capa da edição nacional
(Ed. Panini Comics)
Resumo bobo da história: Cable volta do futuro determinado a salvar Esperança da tragédia que se anuncia. Mas, para isso, ele terá de confrontar os Vingadores! E ao saber que a Fênix está vindo para a Terra. Esperança se rebela contra a atitude arbitrária de Ciclope e decide agir por conta própria!

Trecho:
"Imagine. O último rosto que vê... é o da sua filha assistindo à sua morte..."
Vingadores Vs X-Men nº 0 | 132 pgs | Ed. Panini Comics | R$ 12,90 | Roteiro: Jeph Loeb (história principal), Brian Michael Bendis & Jason Aaron (história secundária)
Arte: Ed McGuinness & Dexter Vines (história principal), Frank Cho (história secundária)




Resenha:
Existe uma praga rondando os sites especializados em cultura pop. Uma empresa dá muito dinheiro a eles e, em troca, pedem a famosa resenha "chapa branca", que nada mais é do que falar bem do seu produto mesmo sem ter sido atestado sua suposta qualidade - tudo com a clara intenção de vender. Pois bem. Eu já tinha visto vários sites falando muito bem desta saga, que o início dela era sensacional, muito bem escrito, com arte excelente e que era imperdível.

Bem, cheguei a procurar essa revista nas bancas mas ainda não havia encontrado. Consegui pegar emprestado com um grande amigo e "finalmente" tive a oportunidade de ler. Sabe quando dizem que, às vezes, a ignorância é uma bênção? Pois é...

Cable e Esperança: dupla enfadonha
(Ed. Panini Comics)
O roteirista Jeph Loeb sempre foi conhecido por seus textos burocráticos, "emocionantes", com piadas de autorreferências (já li umas três ou quatro histórias que fazem menção a alguns dos filmes que ele já escreveu o roteiro), além, claro, de muitas cenas de ação - a maioria sem sentido. Sua carreira foi marcada por isso, apesar de ter acertado pouquíssimas vezes como, por exemplo, em Superman - As Quatro Estações, ao lado do desenhista Tim Sale (mesmo que eu ainda ache que era plágio dos roteiros de John Byrne na reformulação de Superman e cia nos anos 1980).

Capitão América na mira de Cable
(Ed. Panini Comics)
E nesta pataquada entitulada Vingadores vs X-Men... Foi um dos gibis mais chatos e sem sentido que já li em toda minha vida!!! Digo isso pois o roteiro é mal amarrado, com diálogos ultra-clichês, numa luta forçada entre os dois grupos de heróis  com arte super-estereotipada de Ed McGuiness como se os anos 1990 nunca tivessem acabado. Lembram das poses exageradas e das caras e bocas feitas pelos heróis na década do colorido exacerbado? Pois é...

Foi um sofrimento atroz terminar a leitura e descobrir que a história ainda seria longa e muito longe de terminar. E se pelo começo já tá ruim assim, imagine o restante? É como ver que o primeiro filme de uma trilogia é muito ruim e ainda ter a certeza de que virão outros dois, sabendo que será praticamente impossível convencer o público a voltar ao cinema para acompanhar.

Isso sem contar que a personagem Esperança é desprovida de qualquer charme, o que faz o leitor simplesmente ignorá-la durante todo o processo da leitura. Cable, Ciclope e cia também não cooperam. Mas a culpa é completamente do roteirista. Ainda tem duas histórias secundárias que só tornam o sofrimento ainda maior, o que é lamentável...

Para pessoas que, como eu, não conhece os personagens apenas pelos filmes, é tortura e desperdício de dinheiro. E não recomendo. E não recomendaria mesmo que a empresa responsável pelo produto viesse com rios de dinheiro em minha porta. Por que? Bem, porque não tem como consertar um produto que é ruim. Mesmo.

Kal J. Moon gostaria muito se o final da saga fosse a demissão do roteirista e seu completo impedimento de exercer a profissão. Mesmo.