Termina no dia 12 de novembro, terça-feira, a etapa de votação popular para definir os vencedores em três categorias do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, maior premiação do cinema nacional. O público poderá escolher os seus filmes preferidos nas categorias “melhor longa-metragem de ficção”, “melhor longa-metragem estrangeiro” e “melhor longa-metragem documentário” através do site www.academiabrasileiradecinema.com.br ou pela fan page (www.facebook.com/GPdoCinemaBrasileiro). Os vencedores receberão o Troféu Grande Otelo durante a cerimônia de premiação que será realizada no dia 13 de novembro, às 21h, na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro. O Grande Prêmio será exibido ao vivo, a partir das 20h45 no Canal Brasil, e também no site www.canalbrasil.com.br.

 Os cinco filmes que disputam o prêmio de “melhor longa-metragem de ficção” são: “Corações Sujos”, de Vicente Amorim, “Febre do Rato”, de Claudio Assis, “Gonzaga de Pai para Filho”, de Breno Silveira, “Heleno”, de José Henrique Fonseca, e “Xingu”, de Cao Hamburguer. Na categoria “melhor longa-metragem documentário”, os finalistas são “5x Pacificação”, “A Música segundo Tom Jobim”, “Raul – O início, o fim e o meio”, “Tropicália” e “Uma Longa Viagem”. Entre os estrangeiros, estão concorrendo os filmes “A Invenção de Hugo Cabret”, “A Separação”, “Argo”, “As Aventuras de Pi” e “Intocáveis”.

 “Do ponto de vista profissional, ao premiar os realizadores todos os anos, a Academia consolida o cineasta de cinema junto aos seus pares e à opinião pública; fortalece a família do cinema brasileiro e ressalta a importância da nossa atividade na economia”, explica Roberto Farias, presidente da Academia Brasileira de Cinema. “Do ponto de vista afetivo, é uma consagração, um carinho que os colegas dedicam ao premiado, reconhecendo seu trabalho e sua importância no cinema brasileiro”, completa.

O Grande Prêmio do Cinema Brasileiro é organizado pela Academia Brasileira de Cinema e realizado pela Espaço/Z, e conta com o patrocínio da TV Globo através da Lei Federal de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura e da Prefeitura do Rio de Janeiro através da RioFilme. A premiação tem ainda copatrocínio da Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro, Cinemark e Telecine e apoio da Globo Filmes, Canal Brasil, PwC, Kinoplex, Filme B, Clear Channel, UCI Cinemas, AdoroCinema, Sony Pictures, Downtown Filmes, Lereby, Warner Bros., Paris Filmes, Fox Filmes, Europa Filmes, Mixer, O2 Filmes e Paramount Pictures.

Acompanhe as novidades do Grande Prêmio:

http://academiabrasileiradecinema.com.br

https://www.facebook.com/GPdoCinemaBrasileiro

http://twitter.com/gp_academia

Fonte: Espaço Z.