Bob e Harvey Weinstein processaram a New Line e a Time Warner por que as duas companhias se recusam a pagar-lhes uma parte nos lucros de O Hobbit : A Desolação de Smaug e O Hobbit : Lá e De Volta Outra Vez. Os irmãos Weinstein estão pedindo 75 milhões de dólares em danos.

"Este caso é sobre a ganância e a ingratidão ", disseram Bob e Harvey no processo, que está tramitando na Corte de Manhattan.

Os irmãos Weinstein participaram dos lucros de "O Senhor dos Anéis", devido à parte dos direitos que eram controlados, durante a década de 1990, pela Miramax, empresa que comandavam na época. Os três filmes arrecadaram quase 3 bilhões de dólares no mundo todo.

Em 1998 foi feito um acordo que dava à Miramax e aos irmãos Weinstein direito aos lucros do que veio a ser o filme "O Hobbit : Uma Jornada Inesperada", filme que arrecadou um bilhão de dólares em todo o mundo. Ocorre que na época do acordo, a "ideia" de dividir o livro de Tolkien em três partes não fazia partes dos planos de nenhum dos envolvidos. Assim, os irmãos Weinstein estão se sentindo prejudicados no acordo e resolveram buscar seus direitos na Justiça.

A New Line e a Warner Bros comentaram o processo e alegaram que o mesmo não tem mérito .

"O acordo fala por si - que prevê expressamente que a Miramax receberia apenas pelo filme O Hobbit : Uma Jornada Inesperada, e que qualquer disputa sobre a "pagamento" estaria sujeita à arbitragem. Nada poderia ser mais claro .", disse um porta-voz das empresas.

Além da Warner Bros , Miramax e dos irmãos Weinstein, o contrato de participação nos lucros do primeiro filme da franquia O Hobbit incluí a MGM , JRR Tolkien Estate e o produtor Saul Zaentz.

Se os Weinstein Bros. vencerem esta disputa, já deu pra ver que o "bicho vai pegar" pro lado da New Line e Warner Bros., afinal, todos vão querer morder um pouquinho do ouro do dragão...

[ATUALIZADO]

A Warner Bros. acaba de mandar um novo comunicado à imprensa sobre o caso:

"Trata-se de um dos grandes erros da história do cinema. Há 15 anos, a Miramax, dirigida pelos irmãos Weinstein, vendeu seus direitos sobre O Hobbit à New Line. Nenhuma tentativa de reescrever a história pode mudar esse fato. Eles concordaram em ser pagos apenas sobre o primeiro filme baseado em o Hobbit. E isso é tudo a que lhes é devido."

Fonte: Variety.