O Festival Varilux de Cinema Francês terminou ontem, confira o que rolou na coletiva de imprensa que fechou com chave de ouro o evento e que contou com a presença de Isabelle Huppert.

Isabelle Huppert, um dos principais nomes do cinema francês, está no Brasil desde o dia 14, onde participa da quinta edição do Festival Varilux de Cinema Francês, realizado em 45 cidades brasileiras até esta quarta. Além de lançar dois filmes na programação do evento - “Um Amor em Paris”, de Marc Fitoussi, e “Uma Relação Delicada”, de Catherine Breillat – a atriz participou de coletiva de imprensa realizada no começo desta tarde, em São Paulo.

Ao lado do diretor do Varilux, Christian Boudier, Huppert falou sobre a carreira, a importância da troca de experiências para o cinema mundial e, descontraída, aconselhou os novatos que desejam seguir a carreira escolhida por ela. “Não sou muito boa para dar conselhos, pois ainda me sinto uma jovem; mas um ator iniciante deve estudar o máximo possível, viajar, frequentar festivais como o Varilux e conhecer pessoas para trocar experiências sempre”, ressalta.

Com grandes interpretações para personagens dramáticos, a atriz salienta que gosta de alternar gêneros. “Fiz comédias também, mas é difícil encontrar boas comédias como ‘Um amor em Paris’, por exemplo. Gosto quando eu me identifico com os papéis”. E discorda quando comentam que é uma das maiores atrizes de seu país. “Não me considero a maior atriz francesa, temos outras atrizes muito talentosas também. Trabalho muito e tenho sorte”.

Questionada sobre o que o cinema brasileiro pode aprender com o cinema francês e vice-versa, a atriz foi enfática. “Não temos que descobrir como o outro produz, pois cada um faz de um jeito. E o cinema é universal, mas muito particular também e a melhor escolha para todos seria estudar a maneira de ser do outro país e não descobrir como ele faz”, explica. A atriz também conta que, infelizmente, não conhece o trabalho de atores e diretores brasileiros, mas não descarta trabalhar um dia em algum projeto brasileiro. “Considero propostas, claro”.

A edição 2014 do festival chega ao fim nesta quarta, mas ganha repescagem em algumas cidades. Confira a programação no site http://variluxcinefrances.com/.

Fonte: Festival Varilux de Cinema Francês.