Le Corbusier e Baker
Programa legal, recomendadíssimo:

Terça-feira (15), às 10h, o Museu de Arte do Rio - MAR abriu ao público a exposição Josephine Baker e Le Corbusier no Rio: um caso transatlântico. A mostra vai explorar, em termos metafóricos, o encontro entre a primeira diva negra do teatro e o pai da arquitetura moderna para discutir questões de gênero, raça e formalidade nas artes.

Em 1929, o Rio de Janeiro foi testemunha do encontro entre o arquiteto Le Corbusier (1887-1965) e a dançarina, cantora e atriz Josephine Baker (1906-1975). Considerados importantes figuras de vanguarda para a estética e a história do modernismo no século XX, ambos desembarcaram no antigo porto da cidade - em frente a onde está hoje localizado o Museu de Arte do Rio - compartilhando um longo trajeto a bordo de navios transatlânticos e cumprindo uma agenda similar por diferentes cidades da América do Sul. Essa reunião - que, muitos sugerem, pode ter se transformado em affair - é a inspiração para a mostra Josephine Baker e Le Corbusier no Rio: Um caso transatlântico, que o Museu de Arte do Rio - MAR apresenta a partir de 15 de abril.

A exposição vai discutir questões de gênero, raça e formalidade nas artes por meio de cerca de 400 peças - entre instalações, fotografias, desenhos, pinturas, documentos, filmes e performances de artistas brasileiros e internacionais como Ana Maria Tavares, Flávio de Carvalho, Matheus Rocha Pitta, Patrizio di Massimo, Lili Reynaud Dewar, Steven Cohen, Judith Braun e do próprio Le Corbusier, ocupando 600 m² da instituição. Com curadoria de Inti Guerrero e Carlos Maria Romero, a mostra não pretende traçar um panorama histórico ou biográfico, ainda que inclua material e obras referentes ao encontro Baker-Le Corbusier. "Trata-se de uma constelação de documentos, contribuições da cultura popular e obras contemporâneas, tanto das artes visuais quanto da dança e do cinema que vão explorar esse caso em termos metafóricos", conta Guerrero.

A exposição parte de uma instalação de Ana Maria Tavares, na qual a artista cria um lounge mudando o piso e preenchendo o espaço com cadeiras por ela projetadas. Para ambientar o espectador no ambiente de um navio, um filme que mostra uma viagem de transatlântico será exibido no local, que abrigará ainda obras que mostram a ligação entre o meio de transporte e a arquitetura moderna. A sala seguinte leva o público a continuar esse passeio, recriando um teatro que vai receber as performances selecionadas por Carlos Maria Romero, compondo um dos eixos centrais da mostra. "O espaço contará com obras que traçam a herança consciente e inconsciente do legado emancipatório de Josephine Baker", comenta Romero.

No primeiro dia da exposição (15), às 17h, o sul-africano Steven Cohen apresenta "Chandelier", evocando suas próprias questões de identidade. No mesmo dia, às 21h, o MAR sai de seu espaço expositivo e vai ao Cabaret Kalesa para colocar em pauta as relações com o gênero e o comportamento feminino, num momento em que o Brasil discute intensamente o assunto, com a apresentação do grupo Tequileiras do Funk. O museu será palco de mais quatro performances: Trajal Harrel (3 e 6 de maio, às 15h e às 18h, respectivamente), Marcela Levi (22 de maio, às 15h) e Marlene Monteiro Freitas (10 de agosto, às 15h).

A mostra terá ainda duas subcuradorias. A pesquisadora Fernanda Nogueira apresentará o Movimento de Arte Pornô, descendente direto das vanguardas poéticas e da contracultura, que teve início em 1980 com a passeata-show Pelo Topless Literário, da Gang do Pornô, na praia de Ipanema. Já Conrad Ventur fará uma mostra para celebrar a vida da lendária figura de Mario Montez, que serviu de tema para artistas e cineastas como Jack Smith, Andy Warhol e Hélio Oiticica, entre outros. Josephine Baker e Le Corbusier no Rio: um caso transatlântico fica em cartaz até 17 de agosto.


Museu de Arte do Rio - MAR

O MAR é um espaço dedicado à arte e à cultura visual. Instalado na Praça Mauá, ocupa dois prédios vizinhos: um mais antigo, tombado e de estilo eclético, que abriga o pavilhão de exposições; outro mais novo, de estilo modernista, onde funciona a Escola do Olhar. O projeto arquitetônico une as duas construções com uma cobertura fluida de concreto, que remete a uma onda - marca registrada do Museu -, e uma rampa, por onde os visitantes chegam aos espaços expositivos.

O MAR, uma iniciativa da Prefeitura do Rio em parceria com a Fundação Roberto Marinho, tem atividades que envolvem coleta, registro, pesquisa, preservação e devolução à comunidade de bens culturais. Espaço proativo de apoio à educação e à cultura, o Museu já nasceu com uma escola - a Escola do Olhar -, cuja proposta museológica é inovadora: propiciar o desenvolvimento de um programa educativo de referência para ações no Brasil e no exterior, conjugando arte e educação a partir do programa curatorial que norteia a instituição.

O Museu tem as Organizações Globo, a Vale e o Itaú como patrocinadores máster e o apoio do Governo do Estado do Rio de Janeiro e do Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. A gestão fica a cargo do Instituto Odeon, uma associação privada, sem fins lucrativos, que tem a missão de promover a cidadania e o desenvolvimento socioeducacional por meio da realização de projetos culturais.
Serviço MAR - Museu de Arte do Rio
Horário de visitação

Terça-feira a domingo, das 10h às 17h.

De 15 de abril até 17 de agosto.

Aberto aos sábados, domingos e feriados.

Fechado às segundas-feiras
Ingressos
R$ 8 | R$ 4 (meia-entrada)
Aceitamos pagamento em dinheiro ou cartão (Visa ou Mastercard)
Meia entrada:
Pessoas com até 21 anos
Estudantes de escolas particulares (Ensino Fundamental e Médio)
Estudantes universitários
Pessoas com deficiência
Servidores públicos da cidade do Rio de Janeiro
Gratuidade:
Às terças-feiras, o MAR é gratuito para todos.
Nos demais dias, gratuidade para:
Alunos da rede pública de Ensino Fundamental e Médio
Crianças com até 5 anos de idade
Pessoas com idade a partir de 60 anos
Professores da rede pública de ensino
Funcionários de museus
Grupos em situação de vulnerabilidade social em visita educativa
Vizinhos do MAR
Guias de turismo
Em todos os casos, é necessário apresentar documentação comprovativa.

Endereço: Praça Mauá, 5 - Centro
Telefone: 21 3031-2741
Mais informações: www.museudeartedorio.org.br

Fonte: MAR (via e-mail).