Devo dizer que sou fã do Michael Jackson há muito tempo, mas que sempre achei trabalhos musicais póstumos algo totalmente errado. Primeiro porque muitos não passam de sobras de estúdio, ou seja, músicas para outros discos que não entraram nos mesmos por não serem tão boas quanto pareciam no início, ou outros motivos. Não tenho dúvida que XScape é um disco dessas sobras.

Mas, claro que nem toda sobra é ruim, às vezes ela simplesmente não se encaixa na proposta de um disco e é esquecida, e as músicas desse novo álbum são desse tipo. Dá pra perceber conforme o disco passa que ouve sim um trabalho do MJ nessas músicas.

"Como a música pop está descartável atualmente, um trabalho de Michael Jackson é, sem dúvida, significativo"

É complicado falar sobre o que esse disco representa pra mim, porque eu sempre vi o MJ como um artista atemporal, eu aprecio seus trabalhos tanto no início quanto na metade da carreira, mas no fim dela, ele deixou muito a desejar, mudando totalmente o seu estilo dos anos 70-90. Mas, mesmo assim, seu trabalho era bom mesmo em sua última década, e é exatamente isso que quero ressaltar nessa crítica.

A música pop está descartável atualmente, no mundo inteiro, com bandas e artistas que estão em auge atualmente, mas que daqui a 10 anos estarão no esquecimento total. E lançar um disco de Michael Jackson em meio a todo esse trabalho ruim que o pop vive atualmente, é uma jogada de mestre, vai vender muito, porque não é descartável. Você lançar um trabalho póstumo de um artista que era amado por todos e faleceu inesperadamente, é sem dúvida significativo para os fãs.

E vamos combinar, ele tinha fãs em massa no mundo todo.

Enfim, as músicas do disco são boas (com exceção de Slave To The Rythm e Blue Gangsta, que me decepcionaram muito), com um bom trabalho por parte da gravadora, mesmo que seja muito cômodo para a mesma.


Andreas Cesar ouviu, criticou e se emocionou com a volta do querido Rei da música pop

Álbum : XScape
Artista : Michael Jackson
Data de lançamento : 9 de maio de 2014
Gravadoras : MJJ, Epic
Gênero : Pop
Duração : 34:25