O 16º Seminário FNLIJ Bartolomeu Campos de Queirós começa em 28 de maio, com homenagem à Argentina e seminário sobre fantasia. Haverão 27 lançamentos de livros de autores como Ziraldo, Thalita Rebouças, Ana Maria Machado e Laurentino Gomes.

Confira abaixo parte do press-release do evento.

Promover o livro e a leitura como agentes formadores da criança e do jovem. Esse é o principal objetivo do Salão FNLIJ do Livro para Crianças e Jovens, que chega esse ano à 16ª edição, entre os dias 28 de maio e 8 de junho, no Centro de Convenções SulAmérica, no Rio de Janeiro. Com uma homenagem dedicada à Argentina, o evento contará com o 16º Seminário FNLJ Bartolomeu Campos de Queirós, além de encontros com escritores, lançamentos de títulos, leituras de livros, performances de ilustradores, exposições e palestras com autores e especialistas para o público adulto. Patrocinado pela Petrobras desde 2001, e com apoio da Prefeitura do Rio, por meio das Secretarias Municipais de Educação e de Cultura; do Instituto C&A e da UNIMED, o Salão FNLIJ terá ainda quatro bibliotecas específicas para cada público, além do Espaço de Leitura e do Espaço do Ilustrador.

O 16º Seminário FNLIJ Bartolomeu Campos de Queirós, que acontece entre os dias 2 e 4 de junho, terá A Fantasia como tema geral. Apoiado pelo Instituto C&A, o encontro tem por objetivo refletir com profissionais e interessados das áreas de educação e cultura a necessidade e a importância  da leitura de livros de qualidade. O primeiro dia será dedicado à Literatura na Argentina. Já no dia 3, ocorre o XI Encontro de Autores Indígenas, com o tema “Literatura indígena, a bola da vez” e o terceiro dia, 4 de junho, propõe uma reflexão sobre a literatura por meio de temas tratados no 14º Congresso do IBBY, realizado pela FNLIJ no Rio de Janeiro há 40 anos, em 1974.  As inscrições podem ser feitas através do email seminario@fnlij.org.br.

“Nesse ano em que a FNLIJ comemora o 40º aniversário da realização do 14º Congresso do IBBY no Brasil, cujo tema foi ‘O Livro Como Instrumento na Formação e no Desenvolvimento da Criança e do Jovem’, convidamos a todos que se interessam pela formação de leitores por meio da literatura, professores ou pais para participar dessa discussão. Essas e outras ações trouxeram indiscutível repercussão para a o desenvolvimento de nossa literatura infantil e juvenil”, ressalta a secretária-geral da FNLIJ, Elizabeth Serra.

Além da programação dos três dias do Seminário, a FNLIJ inaugura no espaço do Salão um momento de Comunicações Acadêmicas para pesquisadores interessados em expor trabalhos sobre A Fantasia na Literatura. A iniciativa visa destacar a produção acadêmica sobre a literatura para infância e juventude. Entre os dias 4 e 6 de junho, pesquisadores farão apresentações de até 10 minutos de suas pesquisas em andamento ou já concluídas sobre o livro infantil, sua criação, produção e promoção; a aproximação criança-livro; a formação e preparação do adulto para fazer a aproximação entre a criança e o livro; o trabalho internacional com o livro infantil. A FNLIJ compõe a comissão científica que irá julgar os trabalhos selecionados. Outras informações pelo email: seminario@fnlij.org.br.

Entre os lançamentos de livros, o evento recebe títulos de Ziraldo, como “Festa do Pijama”, no dia 31 de maio, às 15h, e “Feio, bonito”, no dia 7 de junho, às 15h. “O tesouro das cantigas para crianças - vol. 01 e 02”, de Ana Maria Machado, também terá lançamento no Salão FNLIJ, no dia 7 de junho, às 16h. Dois de junho é dia de o público conhecer a obra de Graça Lima, “Sai da lama, jacaré”, às 13h20m. Rui de Oliveira lança “A Bela e a Fera: conto por imagens”, no dia 3 de junho, às 10h. Já Thalita Rebouças aposta em “Por que só as princesas se dão bem?”, em lançamento que ocorre dia 7 de junho, às 13h. Laurentino Gomes inaugura a adaptação “Lançamento do livro: 1889 - edição juvenil ilustrada”, no dia 29 de maio, às 13h20m.

A FNLIJ irá lançar o catálogo “A Arte de Ilustrar Livros para Crianças e Jovens no Brasil”, no dia 5 de junho. O livro destaca 120 ilustradores brasileiros e seus trabalhos. A obra, editada pela Fundação, tem como objetivo valorizar a ilustração e os autores que trabalham para crianças e jovens.  O projeto conta com uma lista diversificada de artistas. O critério de escolha se baseou no livro de Regina Yolanda, de 1977, “O Livro Infantil e Juvenil Brasileiro: Bibliografia de Ilustradores”, nos catálogos produzidos pela própria FNLIJ e na inclusão de artistas de safras mais recentes da ilustração. Sendo assim, o catálogo traz uma divisão em três blocos: ilustradores pioneiros, considerados Hours Concours pela FNLIJ; indicados ao Prêmio Hans Christian Andersen; e ilustradores selecionados para outros prêmios no cenário nacional e internacional.

O público poderá ainda conferir exposições, entre elas, a do ilustrador Roger Mello, vencedor do prêmio Hans Christian Andersen de 2014, concedido pelo International Board on Books for Young People (IBBY), com indicação da Fundação Nacional do Livro. Haverá ainda uma exposição que narra o papel e importância do IBBY e outra sobre os 40 anos do 14º Congresso do IBBY no Brasil. Para fechar o quadro de mostras, o Salão FNLIJ apresenta também a exposição sobre os 40 anos do Prêmio FNLIJ, reunindo os mais de 420 livros já premiados pela Fundação em todo esse tempo.

As crianças e jovens poderão ainda se divertir e aprender um pouco mais sobre ilustração por meio das performances de ilustradores. A artista argentina Isol é um dos nomes confirmados, assim como do também argentino Istvansch. Isol foi vencedora do prêmio ALMA (Astrid Lindgren Memorial Award), concedido pela Suécia e considerado um dos maiores da literatura infantil mundial. A brasileira Lúcia Hiratsuka é outro nome já confirmado.


Acompanhe em breve a programação do 16º Salão FNLIJ do Livro pelo site:

www.salaofnlij.org.br


Serviço

16º Salão FNLIJ do Livro para Crianças e Jovens

De 28 de maio a 8 de junho de 2014

Seg a sex, das 8h30m às 18h. Sáb e dom, das 10h às 20h.


Centro de Convenções SulAmérica

Av. Paulo de Frontin, 1 – Cidade Nova – Rio de Janeiro

Tel.: 21 3293-6700

Ingresso: R$ 5 - gratuidade para maiores de 60 anos, portadores de deficiência, professores da rede municipal do RJ e instituições que trabalham com crianças e jovens de comunidades de baixa renda, pré-agendadas com a FNLIJ