A Equipe Poltrona Pop foi convidada pela direção do Sesc Nova Iguaçu - RJ para assistir a Mostra "A América por John Ford", que acontece até o dia 31/08/2014.
Henry Fonda como Abraham Lincoln
Além do público poder assistir clássicos do diretor, a organização do evento ainda agendou palestras durante alguns filmes com estudiosos do assunto e dois workshops (um de roteiro - que ocorreu em 23/08/2014, ministrado por Luiz Giban, de "Rio em Chamas" - e outro de direção de fotografia, que acontecerá no dia 30/08/2014).

E como muitos cinéfilos que se prezam, também tive a oportunidade de assistir o filme "A Mocidade de Lincoln", de 1939, com Henry Fonda no papel do jovem que se tornaria um dos presidentes mais emblemáticos dos Estados Unidos da América. Com apenas um livro de Direito adquirido em uma troca de mercadorias, começa a trajetória do jovem Lincoln como homem da justiça.

A história é baseada no primeiro caso defendido por ele, no qual impede que os irmãos Clay (Richard Cromwell e Eddie Quillian) sejam linchados por terem assassinado em legítima defesa o bêbado e arruaceiro Scrub White (Fred Kholer Jr). Ambos os irmãos se declaram culpados. E a mãe, Abigail Clay (Alice Brady) - a única pessoa que poderia testemunhar - se recusa a dizer algo pois o testemunho dela salvaria um dos filhos mas automaticamente condenaria o outro à forca.

Cartaz original
À princípio, notamos a vital diferença em relação ao cinema que estamos acostumados nestes tempos tão modernos. Ford estabelece, desde o começo da história - através do roteiro de Lamar Trotti - que Lincoln é um homem correto mas também humano. Mesmo quando ainda não sabia se escolheria o direito como profissão a seguir, já se via envolvido em situações que o punham à prova, como ceder crédito a uma família em troca de livros pois eles não tinham o que trocar - justamente a família Clay e também onde ele consegue o tal livro de Direito que o inspira durante sua jornada.

O diferencial do personagem em relação à outras versões era o bom humor em contraponto às visões sisudas, de um homem extremamente sério e sereno quanto às decisões a tomar. O jovem Lincoln, na visão de Ford, é um homem como qualquer mortal, que se diverte, participa da vida pública como da privada, gosta de música e de uma boa piada, mesmo em defesa de alguém no tribunal.

Uma sessão de tribunal no mínimo controversa...

Outro fato essencial na versão de Ford é o ritmo. Tudo segue num crescendo, devagar e sempre, sem a menor pressa. A história estabelece-se por si só. Quando percebemos, já se passou mais de uma hora de exibição e nos espantamos. A direção de fotografia é sempre primorosa, buscando ângulos que favorecem o jeito de contar essa história e nunca é gratuita, nada é mostrado por acaso. Palmas para Bert Glennon e companhia...

No final das contas, nem é assim tão importante saber se os irmãos Clay são inocentes ou culpados - até porque a reviravolta que se segue para explicar isso é um tanto confusa, digna das histórias escritas por Agatha Christie - pois já estamos fascinados com a trama e não querendo que o filme termine tão cedo.

Se vocês querem assistir a um cinema de qualidade, com personagens tão importantes quanto a história, não devem perder a Mostra "A América por John Ford", que segue até o dia 31/08/2014 no Sesc Nova Iguaçu - RJ. Diversão garantida e gratuita!

Kal J. Moon subiu em seu corcel branco, de nome "Pé-de-Pano", e seguiu em direção ao por do sol...


SERVIÇO

Evento: Mostra "A América por John Ford"

Local: Sesc Nova Iguaçu: Rua Dom Adriano Hipólito, 10, Moquetá. Tel.: 2797-3001
Entrada Franca

Programação:

27/8, 10h e 14h
Médico e Amante. Classificação: 12 anos.

28/8, 10h e 14h
O Homem que matou o Facínora (The Man Who Shot Liberty Valance). Classificação: Livre

29/8, 10h e 14h
Vinhas da Ira (The Grapes Of Wrath). Classificação: Livre

30/8, 10h e 14h
No Tempo das Diligências (Stagecoach). Classificação: Livre.

31/8, 10h e 14h
Rastros de Ódio (The Searchers). Classificação: Livre

Para maiores informações, visite o site oficial.