Está rolando no SESC de Nova Iguaçu a Mostra "A América por John Ford". O evento, que já foi apresentado em várias unidades do SESC espalhadas pelo país, finalmente chega à Baixada Fluminense apresentando vários longas do diretor, que é uma referência no gênero western.

Estive quinta-feira na abertura da Mostra, ocasião na qual foi exibido um dos clássicos de John Ford, "O Homem que Matou o Facínora", de 1962 com James Stewart, John Wayne e Lee Marvin, e fiquei surpreso pois o teatro estava lotado de cinéfilos. A exibição do filme foi seguida de um debate com João Luiz Vieira, Professor Dr. Títular do Departamento de Cinema e Vídeo do Instituto de Arte e Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense.


Foram abordados no debate temas relacionados ao filme "O Homem que Matou o Facínora", como política, relações sociais, a presença do Estado em comunidades dominadas por justiceiros, a Lei e ordem pública. O filme de John Ford trata tais temas de forma alegórica.

Segundo o Professor João Luiz Vieira, do extenso trabalho do diretor (que conta com 145 filmes no currículo) os três principais seriam os longas "No Tempo das Diligências" (1939), "Rastros de Ódio" (1956) e "O Homem que Matou o Facínora". Vistos em sequência, estes três clássicos revelam, de acordo com Vieira, a "América por John Ford". Se em  "No Tempo das Diligências" podemos ver a esperança pela chegada do progresso, nos dois filmes seguintes sentimos todo o descontentamento de Ford com os rumos do país.

A Mostra "A América por John Ford" é um programa recomendadíssimo para quem quer conhecer mais sobre um dos maiores diretores do cinema americano, ou simplesmente curtir uma sessão de cinema fora do circuito.

SERVIÇO:

Mostra "A América por John Ford".

Sesc Nova Iguaçu: Rua Dom Adriano Hipólito, 10, Moquetá. Tel.: 2797-3001
Entrada Franca

Programação:

26/8, 9h e 14h
Rastros de Ódio (The Searchers). Classificação: Livre

Debate com Eleazar Diniz - Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade Federal Fluminense. Autor do Livro “Cinema no Brasil – Impressões”.

27/8, 10h e 14h
Médico e Amante. Classificação: 12 anos.

28/8, 10h e 14h
O Homem que matou o Facínora (The Man Who Shot Liberty Valance). Classificação: Livre

29/8, 10h e 14h
Vinhas da Ira (The Grapes Of Wrath). Classificação: Livre

30/8, 10h e 14h
No Tempo das Diligências (Stagecoach). Classificação: Livre.

31/8, 10h e 14h
Rastros de Ódio (The Searchers). Classificação: Livre