Ilustração
por Damien Mammoliti
Tradução de artigo originalmente publicado em www.paizo.com
Traduzido por Jorge Caffé
Quase um
ano se passou desde que introduzimos as “check boxes” nas 'reporting sheets dos
cenários de Pathfinder Society Organized
Play. Talvez você não tenha tido a oportunidade de ser o Game Master de um dos cenários
da 5º temporada, então me deixe recapitular a ideia. Quase todo cenário na 5º
temporada teve uma caixa com espaços para serem assinalados, nomeados de “A” à
“D”, e ao final de cada cenário, instruções de quais deveriam ser preenchidos,
dependendo do que acontecesse na aventura. Os personagens se aliaram com o Time
1? Marque a opção “A”. Se aliaram ao Time 2? Marque a opção B. Se por acaso eles
destruíram os times 1 e 2, marque “C” ou “D”, respectivamente.
Os resultados dessas opções marcadas são
usados quando o organizador do evento reporta as aventuras online, e nós
estivemos usando essa informação para assistir as misturas e formas na medida
em que a storyline se altera de modos cada vez mais visíveis. Por exemplo, a
facção de Qadira tem recrutado vários parceiros comerciais ao longo do ultimo
ano, mas algumas rivalidades com um ou outro levaram os personagens a escolher
favorecer uma ao invés de outra. Quando eu olhei para os números reportados de
um cenário anterior, eu vi que dois desses parceiros estavam empatados pescoço
a pescoço, então eles voltaram para um desempate em um outro cenário.
Outro exemplo envolveu escolher aonde construir
um acampamento, e após coletar as informações por alguns meses, eu vi que havia
um local favorito para isso. Aquela escolha decidiu o curso de um cenário
recente. Mesmo parecendo assuntos inócuos como um NPC sobrevivendo a um
cenário, permite a você moldar as futuras aventuras quando determinamos quais
vilões ainda estão lá for a cultivando uma contenda.
Informações
como estas também contribuem para a evolução das oito facções de Pathfinder
Society ainda ativas. Lá atrás, em 2013, nós revelamos que os interesses das
facções poderiam mudar com o tempo. Na verdade, baseado na storyline, decisões
de personagens, e o feedback dos jogadores, até mesmo o alinhamento da facção e
o seu líder pode mudar. Ao longo de “Year of the Demon” (O ano do Demônio –
título da quinta temporada), as cinco facções originais se distanciaram de suas
respectivas nações—algumas afastadas por problemas internos e outras,
impulsionadas para pastos mais verdes. Sem dúvidas muitos de vocês
testemunharam esses eventos através da temporada, e os posts posteriores do
blog irão revelar os verdadeiros interesses das facções e suas novas faces.
É claro, qualquer conversa sobre mudanças nas
facções erguem perguntas. A minha facção vai mudar? E se eu não gostar do que
está acontecendo com minha facção? Eu posso mudar de facção livremente? Quanto
tempo eu tenho para mudar de facção? Em breve nós estaremos voltados a tornar
quaisquer transições o mais razoável, indolor, e junta possível. Nós vamos
fornecer mais detalhes na medida que nos aproximamos da nova temporada.
Bons jogos,
John Compton and Mike Brock
Desenvolvedor e coordenador da Campanha Pathfinder Society
Desenvolvedor e coordenador da Campanha Pathfinder Society