Desde que a Marvel criou seu Universo Cinematográfico, que possibilita o crossover entre vários personagens, gerando filmes bilionários, outros estúdios como a 20th Century Fox, Sony e Warner Bros. estão procurando fazer o mesmo. Isso pode causar uma estafa na audiência que provocaria a queda na venda de ingressos, o que não é interessante para a industria do entretenimento.

James Gunn, diretor de "Guardiões da Galáxia", mostrou seu descontentamento com a tendência dos estúdios de Hollywood em criar franquias que possam compartilhar o mesmo universo, em sua página pessoal do Facebook.

Leia abaixo:

"CARROS DE ANTES DE CAVALOS & A NOVA PAIXÃO DE HOLLYWOOD POR UNIVERSOS COMPARTILHADOS.

Ouça, eu amo os grandes filmes que tem universos compartilhados, assim como as grandes franquias. Mas estou um pouco preocupado com os inúmeros universos compartilhados que estão sendo planejados pelos estúdios, sem que se tenha ao menos um filme com base forte para poder crescer - ou, em alguns casos, NO filme de base à partir do qual possa crescer. Star Wars tinha as original de Star Wars, o Universo Marvel teve o Homem de Ferro original, a série "Cavaleiro das Trevas" tinha Batman Begins, e até mesmo filmes como Transformers e Crepúsculo - que o público ama e exigiu por mais destes personagens. Mas os estúdios, nos dias de hoje, estão tentando plantar árvores sem uma semente forte. Executivos e produtores, e às vezes até mesmo diretores, estão focados em filmes grandes, sem aperfeiçoar o que há diante deles - para fazer um grande filme. E os estúdios estão tentando criar franquias de filmes que nem existentem ou de sucessos medianos. É como se eles não estivessem levando em consideração a audiência, acima de tudo.

Eu conheço George Lucas, Kevin Feige, John Favreau, etc, eles tinham ideia de até onde seus filmes iriam ao encarar o sucesso. Mas eu não acho que eles fizeram seus primeiros filmes achando que eles seriam os últimos, de que poderiam se tornar algo maravilhoso que as pessoas adorariam, e isso levassem-nos a fazer outros filmes ou não.

Em suma, penso que este novo modelo de negócios é falho. Eu acho que cineastas e estúdios devem estar preparados para fazer um grandes franquias, mas nunca, nunca deixar-se levar e não fazer um grande filme único. Que sejam um pouco mais experimentais para ver se funciona, ao invés de tentar forçar o sucesso. E principalmente, lembre-se que nós, como uma indústria existimos para servir o público, para nos comunicarmos com ele - o público tem que ter voz naquilo que criamos. Nós não estamos aqui para ditar o que eles querem ver, principalmente porque isso simplesmente não é possível."

Falou e disse...

Este alerta sobre o "inchaço" de filmes de super-heróis e mega franquias já foi alvo de discussão aqui no Poltrona Pop, em nossos programas em vídeo.Também achamos que essa sanha em criar grandes franquias (que geram bilhões em bilheteria e merchandising) pode ser danosa para a industria do entretenimento. Muita gente comemora que esta época em que vivemos é a melhor para se ser um nerd, ou fã de qualquer coisa, pois praticamente todos os públicos vêm sendo presentados com adaptações de suas obras favoritas, porém, o alerta de Gunn é válido. Hollywood não pode exagerar, sob pena de pagar um alto preço: O descrédito.

Fonte: James Gunn.