Em entrevista à IGN, James Gunn disse que está interessado em explorar mais personagens cósmicos da Marvel, além daqueles já vistos em "Guardiões da Galáxia". Gunn foi perguntado se irá explorar mais sobre os Celestiais (um deles foi visto no primeiro filme), seres gigantescos que estiveram na Terra cerce de um milhão de anos atrás e que foram criados em 1976 por Jack Kirby.

"Talvez em algum ponto, sim," disse ele. "Eu amo esse camarada (Eson) que foi visto no laboratório do Colecionador (Benicio Del Toro). Amo este personagem. Acho que ele é realmente cool. Os artistas de efeitos visuais fizeram um grande trabalho, e foi uma grande tarefa criá-lo, no curto tempo que tiveram para colocá-lo lá. Sim, eu gosto dos Celestiais. Adoro o fato de os Guardiões serem um bando de mortais brincando nos campos dos Deuses. Trata-se de sua mortalidade e do fato de estarem encarando este serviço, de modo dramático e divertido."

Outro ser cósmico que possivelmente aparecerá em "Guardiões da Galáxia 2" é o pai de Peter Quill, o Senhor das Estrelas. Gunn revelou, porém, que o filme não girará em torno de quem é o pai de Quill:

"É engraçado, eu não quero guardar muito segredo sobre isso. Entende o que quero dizer?", respondeu Gunn. "Sim, saberemos quem é o pai dele, e isto servirá à história (...) O filme não será sobre quem ele é, mas sim sobre o relacionamento dos dois".

Perguntado se esta revelação irá abalar o Universo Cinematográfico Marvel, Gunn disse: "Sim, será importante."

Nos quadrinhos, o pai de Peter Quill é Jason de Spartax, o segundo filho do imperador galáctico que atuou como Senhor das Estrelas, antes que o próprio Peter usasse tal alcunha. Nós achamos que isto será mantido, ainda mais agora que o diretor do filme revelou que não irá focar o roteiro neste mistério, apresentado no primeiro filme.

Fonte: IGN.