Ben Stiller já atuou em mais de 100 filmes em sua carreira. Destes, confesso que assisti pelo menos uns cinquenta, mas se for contar de quantos gostei não precisarei de mais que uma mão para contá-los. "Zoolander" e "Dodgeball" (que ganharão sequências em breve) são de longe os melhores trabalhos do ator. Poderia ainda citar "Entrando Numa Fria" (apenas o primeiro, de 2000), que é legalzinho, mas não posso deixar de incluir, agora, "Uma Noite no Museu 3: O Segredo da Tumba".

O terceiro filme da franquia, dirigido por Shawn Levy, é muito superior aos dois primeiros da trilogia e é uma das comédias mais engraçadas que assisti nos últimos tempos. Um filme para toda família que não tem aquele ranço piegas das produções do gênero. O que faltava em "Uma Noite no Museu 1 e 2", como um roteiro enxuto, referências bem sacadas e participações especiais impagáveis nós temos na nova aventura do vigia noturno Larry Daley.


A fórmula continua a mesma, Daley é um vigia noturno do Museu de Nova York, um lugar especial pois guarda um segredo sui-generis: À noite, todos os artefatos do acervo do lugar ganha vida devido à uma placa de ouro que precede aos tempos do Antigo Egito. Desta vez, Daley precisa lidar com o fato de que a placa geradora da vida está perdendo suas características mágicas e, para resolver o problema, viajará até Londres para sanar a maldição e salvar a "vida" de seus amigos.

Todos os personagens carismáticos dos filmes anteriores estão de volta. Robin Williams reprisa seu papel como a estátua de Teddy Roosevelt, ainda apaixonado pela bela Sacajawea (Mizuo Peck), além de ter dublado a pequena escultura de uma Garuda (animal fantástico da mitologia hindu, que é engraçadíssima). Owen Wilson e Steve Coogan também voltaram como os divertidos Jedediah e Octavius. A cena em que eles acabam caindo na maquete de uma famosa cidade da antiguidade que está exposta no Museu de Londres é um dos pontos altos do filme. Ricky Gervais, Mickey Rooney, Bill Cobbs, Dick Van Dyke e Crystal the Monkey (o macaquinho astro que interpreta Dexter) também retornam para esta despedida.


Rebel Wilson e Dan Stevens são os novatos no elenco, que conta ainda com a participação especial de Alice Eve e Hugh Jackman (responsável por um dos melhores momentos do filme). Até tive a impressão de que Stiller iria passar o bastão para Wilson, mas pelo que assistimos na cena final do filme, isso pode não acontecer. Porém, como Hollywood é Hollywood, se o filme for bem de bilheteria, pode ser que daqui uns dois anos tenhamos o início de uma nova trilogia.

Dedicado à Mickey Rooney e Robin Williams, atores que participaram do filme recentemente falecidos, "Uma Noite no Museu 3: O Segredo da Tumba" é uma das melhores pedidas, para começar o ano bem. Um filme que trata do tema da "morte" com bastante bom humor, para nós ficarmos de bem com a vida...



Marlo George assistiu, escreveu e já viu coisas se movendo por aí...