ATÉ QUE ENFIM!!!!!!

Após os terríveis longas "Prólogo do Céu" e "A Lenda do Santuário", e a abominável série de TV "Ômega", Os Cavaleiros do Zodíaco, série de desenhos animado japonês que fascinou toda uma geração nos anos 90 e arrebanhou novos fãs desde então, está de volta com a série "Alma de Ouro".

A história do retorno dos Cavaleiros às bancas, telinhas e telonas é bem curiosa. A série de TV original, que teve 114 capítulos, não contava todas as tramas e, inclusive, o desfecho do conto criado pelo desenhista Masami Kurumada, que era publicado na revista semanal para adolescentes Shonen Jump. Na TV, a série terminava com a derrota de Poseidon, enquanto nos quadrinhos a ameaça derradeira era Hades.

Inconformado, um fã francês da série chamado Jerome Alquie ameaçou fazer uma versão animada da Saga de Hades com suas próprias mãos. Sua atitude chamou a atenção dos detentores da marca "Saint Seiya" (título original de "Os Cavaleiros do Zodíaco") no Japão, que devem ter pensado, 'OPA! Podemos voltar a ganhar grana com isso...'. Desde então, temos sido agraciados com novos mangás, animes e longas de cinema. Algumas destas produções agradaram, enquanto outras nem tanto.


Porém, foi com um sorriso de orelha à orelha que assisti o primeiro episódio de "Os Cavaleiros do Zodíaco: Alma de Ouro", "Reviva, Lenda Dourada".

Centrado no personagem Aiolia de Leão, o roteiro sai da zona de conforto ao não induzir o herói à salvar, novamente, a Deusa Atena. Desta vez, Aiolia precisa descobrir porque está vivo, após os eventos que ocorreram no final da Saga de Hades, quando ele e os outros 11 Cavaleiros de Ouro se sacrificaram pela Deusa de Guerra. Não contarei mais nada para não estragar as surpresas e easter-eggs do episódio, mas posso dizer que os fãs irão adorar o mesmo, pois tudo que gostaríamos de ver está lá. O episódio traz várias referências da série clássica.

A animação é bacana e em alguns momentos relembra a dos anos 80, apesar de estar mais dinâmica e bonita. Bela também é a paleta de cores utilizada. A bola fora são os flocos de neve que até ficaram legais, dando dimensão às cenas, mas foram usados em excesso e a vontade que dá, a certa altura da exibição, é de passar um limpador de neve na tela da TV pra poder ver direito o que está acontecendo.

Preciso ainda indicar uma ausência marcante: Sangue! O episódio é bem ameno em comparação com o que vimos nos primeiros episódios da série original. Vamos ver se a coisa muda conforme os novos episódios forem sendo lançados. "Alma de Ouro" será uma série quinzenal.

Pra terminar, durante os créditos rola uma canção bem conhecida dos fãs, mas em uma versão moderna e meio "bola murcha". Preferia a antiga, mais metal e mais a ver com a pegada da obra do Kurumada.

Aprovadíssimo esse primeiro episódio!!! Que venham os próximos...

Assista agora, neste link. Lembrando que tem opção de legenda em português no player.



Marlo George assistiu, escreveu e, como é de Peixes, evita gritar "Rosa Piranha" pra não ter problemas com a vizinha...