A atriz Grace Lee Whitney, mais conhecida por seu papel como Yeoman Janice Rand de “Star Trek”, faleceu na última sexta-feira, de causas naturais, em sua casa em Coarsegold, California. Ela tinha 85 anos.

Sua personagem era assistente do Capitão Kirk e seu interesse amoroso nos primeiros oito episódios da série original, quando seu contrato foi expirado. Em seu livro de memórias “The Longest Trek: My Tour of the Galaxy”, lançado em 1998, Whitney disse que chegou a sofrer assédio sexual durante o curto período de tempo em que passou na produção da série, por um executivo associado que não teve seu nome revelado. Porém, o motivo da rescisão de contrato da atriz não se deu por causa disso, e sim porque os produtores da série não queriam que Kirk estivesse vinculado a uma mulher só. Isso afundou sua carreira e Whitney acabou se tornando alcoólatra. “Eu fugi de tudo,” escreveu a atriz. “Me escondia de tudo. A dor era muito intensa, e queria sair fora, morrer, então tentei beber até me matar.”

Porém, a atriz jamais conseguiu desvincular sua imagem da própria série de TV e acabou ficando no coração de Trekkies do mundo todo, com quem se encontrava regularmente em convenções de "Star Trek".

Descanse em paz.

Fonte: CBR.