Superman criado por mexicanos? Mulher-Maravilha faz parte dos Novos Deuses? Batman é um... vampiro?!

"Liga da Justiça - Deuses e Monstros", nova animação baseada nos icônicos herois da DC Comics (Clique AQUI para comprar!), mostra uma interpretação muito diferente da Santíssima Trindade da Distinta Concorrentes...

(Des) Construção

A trama começa com o planeta Krypton prestes a explodir. Lara e Jor-El preparam a nave com o material genético de Kal-El (o futuro Superman) para enviá-lo à Terra quando o vilão General Zod chega e descobre seu plano.

Nisso, junta parte de seu próprio material genético ao daquele que está na nave e o envia. Isso desencadeia uma completa mudança tanto na origem do maior super-heroi de todos os tempos como na do Universo DC como o conhecemos.

E para quem já conhece de cór e salteado não só as origens como o histórico de muitos personagens, vai se surpreender em como é desconstruída toda a mitologia deles e reconstruída para esse "mundo paralelo".


E mesmo com um roteiro simples escrito por Alan Burnett (que roteirizou diversos episódios de "Batman - A Série Animada", dentre muitos outros trabalhos), ainda houve espaço para ousar em determinados momentos, mostrando violência brutal talvez só comparada ao que ocorre em "Game of Thrones".

Isso nos traz até um pouco de esperança quanto ao já anunciado projeto de adaptação do gibi "Batman - A Piada Mortal", podendo ser a primeira animação baseada em personagens da DC Comics a receber classificação etária para maiores de 18 anos - só lendo para saber porquê...

Mas a diferença - e até mesmo ousadia - dessa animação atende por um nome: Bruce Timm.
Disposto a "botar ordem na casa", Timm deu liberdade à produção, uma vez que foi criada para ser lançada primeiramente via internet, em capítulos, de forma gratuita. Com o sucesso e a expressiva audiência conquistada - talvez mais palpável do que se transmitida pela TV -, compilar tudo num DVD era mais do que óbvio.


O esmero da produção reflete na direção de Sam Liu e, principalmente, no design dos personagens, sem exageros visuais e ainda homenageando um dos mais injustiçados artistas das histórias em quadrinhos: Jack Kirby.

(Bruce Timm é fã confesso do trabalho de Kirby e, sempre que pode, coloca um de seus personagens nas animações que produz...)

Porém, apesar dos prós, "Deuses e Monstros" tem alguns contras que lhe tiram um pouco do brilho.
O primeiro é sua curta duração e isso atrapalhou o desenvolvimento e devidas explicações de personagens importantes como Superman e Lex Luthor.

Depois, temos o "novo" Batman que, apesar de baseado claramente como uma atualização do que é apresentado na clássica história "Chuva Rubra", o personagem perdeu todo seu carisma, como se tivesse sido criado na Image Comics dos anos 1990.

E por último, criou-se um suspense em torno da revelação de quem seria o vilão que o desfecho acabou frívolo e primário, como em algumas telenovelas brasileiras atuais.

Porém, perto de pérolas como os odiosos "Liga da Justiça - Guerra" e "Liga da Justiça - O Trono de Atlântida", "Deuses e Monstros" é uma lufada de ar fresco num dia abafado.



Kal J. Moon ficou feliz em finalmente estrelar sua primeira animação da DC Comics!