Confira tudo que vai rolar no Rio nos próximos dias... Leia o press-release abaixo:

MOSTRA INTERNACIONAL DE CINEMA DE SÃO PAULO EXIBE FILMES NO RIO PELA PRIMEIRA VEZ

Com patrocínio da Petrobras, pela primeira vez em 39 anos a Mostra Internacional de Cinema em São Paulo chega também ao Rio de Janeiro. Durante uma semana, de 5 a 11 de novembro, serão exibidos 13 títulos de diversos países, que fizeram parte da programação da 39ª edição. As sessões ocorrerão no Espaço Itaú de Cinema, em Botafogo. 
O cineasta português Miguel Gomes (Tabu, Aquele Querido Mês de Agosto) virá pela primeira vez ao Rio para apresentar As Mil e Uma Noites: Volume 1, O Inquieto, na sessão de abertura para o público e convidados, no dia 5 de novembro, às 21h. O longa estreia dia 12 de novembro. Outros dois filmes do diretor serão exibidos no dia seguinte: As Mil e Uma Noites: Volume 2, O Desolado (Filme indicado ao Oscar por Portugal); e As Mil e Uma Noites: Volume 3, O Encantado, com lançamentos previstos para 1º e 17 de dezembro, respectivamente.
Os demais títulos selecionados para serem projetados no Rio de Janeiro são: Os Campos Voltarão (Torneranno i Prati, de Ermanno Olmi (Prêmio Humanidade da 39ª Mostra); Visita ou Memórias e Confissões, de Manoel de Oliveira; O Botão de Pérola (El Botón de Nácar), de Patricio Guzman (Camera D’Or no Festival de Cannes, Prêmio Humanidade da 39ª Mostra); Rocco e Seus Irmãos (Rocco i Suoi Fratelli), de Luchino Visconti; A Terra e a Sombra (La Tierra y La Sombra), de César Augusto Acevedo García (Camera D'Or em Cannes); Sabor da Vida (An), de Naomi Kawase; Para o Outro Lado (Journey to The Shore), de Kiyoshi Kurosawa; Três Lembranças da Minha Juventude (Trois Souvenirs de Ma Jeunesse), de Arnaud Desplechin; Labirinto de Mentiras (Labyrinth of Lies), de Giulio Ricciarelli (filme indicado ao Oscar pela Alemanha); Coração de Cachorro, de Laurie Anderson. 
A diretora da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, Renata de Almeida, também estará no Rio para acompanhar a abertura do evento.
O Botão de Pérola, de Patricio Guzman e Três Lembranças da Minha Juventude, de Arnaud Desplechin encerram a mostra, no dia 11 de novembro.
 
PATROCINADORES DA 39ª MOSTRA

A 39ª MOSTRA é realizada pela ABMIC – ASSOCIAÇÃO MOSTRA INTERNACIONAL DE CINEMAe pelo GOVERNO FEDERAL - MINISTÉRIO DA CULTURA,com o patrocínio daPETROBRAS e o copatrocínio do BNDES - BANCO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL e do ITAÚ. A Mostra conta ainda como apoio institucional daPREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO PAULO - SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, doGOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO – SECRETARIA DE CULTURA e da SPCINE; a parceria do SESC e da CPFL ENERGIA; o apoio cultural da SABESP; o apoio da THE FILM FOUNDATION e da WORLD CINEMA PROJECT; a colaboração do HOTEL MAKSOUD PLAZA, do CONDOMÍNIO CONJUNTO NACIONAL, do MASP – MUSEU DE ARTE DE SÃO PAULO, da IMPRENSA OFICIAL DO GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO, da PREFEITURA DE SÃO PAULO – CULTURA E VERDE E MEIO AMBIENTE, do GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO – SECRETARIA DE GOVERNO, do AUDITÓRIO IBIRAPUERA OSCAR NIEMEYER, do ITAÚ CULTURAL e da CPFL CULTURA; e a promoção da FOLHA DE S.PAULO, da GLOBO FILMES, da TV CULTURA, doCANAL CURTA, da RÁDIO BANDEIRANTES e da RÁDIO BAND NEWS.

PROGRAMAÇÃO

Local: Rio Espaço Itaú – Sala 1
05/11

21:00 – Abertura para o público e convidados com a presença do diretor Miguel Gomes.
As Mil e Uma Noites: Volume 1, O Inquieto (Arabian Nights - Part 1), de Miguel Gomes (125'). Portugal, França, Alemanha, Suíça. Falado em português. Legendas eletrônicas em português. Indicado para: 16 anos.
Sinopse: Num país europeu em crise, Portugal, um realizador propõe-se a construir ficções a partir da miserável realidade na qual está inserido. Mas incapaz de descobrir um sentido para o seu trabalho, foge covardemente, dando o seu lugar à bela Xerazade. Ela precisará de ânimo e coragem para não aborrecer o Rei com as tristes histórias desse país! Com o passar das noites, a inquietude dá lugar à desolação e a desolação ao encantamento. Por isso, Xerazade organiza as histórias que conta ao Rei em três volumes. Começa assim: “Oh venturoso Rei, fui sabedora de que num triste país entre os países…”. No qual Xerazade dá conta das inquietantes maldições que se abatem sobre o país: “Oh venturoso Rei, fui sabedora de que num triste país entre os países, onde se sonha com sereias e baleias, o desemprego propaga-se. Em certos lugares, a floresta arde noite dentro apesar da chuva que cai; homens e mulheres anseiam por lançarem-se ao mar em pleno Inverno. Por vezes, há animais que falam embora seja improvável que os escutem. Neste país onde as coisas não são o que aparentam ser, os homens do poder passeiam em camelos e escondem uma permanente e vergonhosa ereção; aguardam pelo momento da coleta de impostos para poderem pagar a um certo feiticeiro que…”. E vendo despontar a manhã, Xerazade calou-se.

06/11

19:00
As Mil e Uma Noites: Volume 2, O Desolado (Arabian Nights - Part 2), de Miguel Gomes (132'). Portugal, França, Alemanha, Suíça. Falado em português. Legendas eletrônicas em português. Indicado para: 16 anos.
Sinopse: No qual Xerazade narra como a desolação invadiu os homens: “Oh venturoso Rei, fui sabedora de que uma juíza aflita chorará em lugar de ditar a sua sentença, na noite de três luares. Um assassino em fuga vagueará pelas terras interiores durante mais de quarenta dias e tele transportar-se-á para fugir à Guarda, sonhando com putas e perdizes. Lembrando-se de uma oliveira milenar, uma vaca ferida dirá o que tiver a dizer e que é bem triste! Moradores de um prédio do subúrbio salvarão papagaios e mijarão em elevadores, rodeados por mortos e fantasmas; mas também por um cão que…”. E vendo despontar a manhã, Xerazadecalou-se.

21:30
As Mil E Uma Noites: Volume 3, O Encantado (Arabian Nights - Part 3), de Miguel Gomes (125'). Portugal, França, Alemanha, Suíça. Falado em português. Legendas eletrônicas em português. Indicado para: 16 anos.
Sinopse: No qual Xerazade duvida que ainda consiga contar histórias que agradem ao Rei, dado que o que tem para contar pesa três mil toneladas. Por isso, foge do palácio e percorre o Reino em busca de prazer e encantamento. O seu pai, o Grão-Vizir, marca encontro com ela na roda gigante, e Xerazade retoma a narração: “Oh venturoso Rei, fui sabedora que em antigos bairros de lata de Lisboaexistia uma comunidade de homens enfeitiçados que, com rigor e paixão, se dedicava a ensinar pássaros a cantar…”. E vendodespontar a manhã, Xerazadecalou-se.

07/11

19:00
Labirinto de Mentiras (Im Labyrinth des Schweigens), de Giulio Ricciarelli (124'). Alemanha. Falado em alemão. Legendas em português. Indicado para: 18 anos.
Sinopse: Frankfurt 1958. O jovem promotor público Johann Radmannencontra documentos que ajudam a iniciar um processo contra alguns membros da SSque serviram em Auschwitz. No entanto, os horrores do passado e a hostilidade demonstrada em relação ao seu trabalho deixam Johann à beira de um colapso. Para ele, é quase impossível encontrar o seu caminho em um labirinto em que todos parecem estar envolvidos ou serem culpados.

21:30
Coração de Cachorro (Heart of a Dog), de Laurie Anderson (75'). EUA. Falado em inglês. Legendas em português.
Sinopse: Centrado na cachorra Lolabelle, que morreu em 2011 e era muito querida pela diretora, o filme é um ensaio pessoas que combina lembranças de infância, diários em vídeo, reflexões sobre dados, cultura de vigilância e a visão budista sobre a morte, além de tributos a artistas, escritores, músicos e pensadores. Numa espécie de colagem visual, o filme examina como histórias são construídas e contadas —e como as usamos para dar sentido às nossas vidas.

08/11

19:00
Os Campos Voltarão (Torneranno I Prati), de Ermanno Olmi (80'). Itália. Falado em italiano. Legendas em português. Indicado para: 14 anos.
Sinopse: Um grupo de soldados enfrenta uma série de dificuldades no front italiano, após os sangrentos combates em Altipiano, nordeste do país, em 1917, durante a Primeira Guerra Mundial. A história se passa durante uma noite, na qual os acontecimentos se sucedem sem um padrão definido: as calmas montanhas podem se tornar um lugar onde os homens morrem. Mas todas as histórias contadas pelo filme são reais.

21:30
Sabor da Vida (An), de Naomi Kawase (113'). Japão. Falado em japonês. Legendas em português. Indicado para: 12 anos.
Sinopse: Sentaro administra uma pequena padaria que serve dorayakis-panquecas recheadas com pasta de feijão azuki. Quando Tokue, uma velha senhora, se oferece para ajudá-lo na cozinha, ele aceita com relutância. Mas Tokue mostra ter mãos mágicas para fazer o doce. Graças à sua receita secreta, o pequeno negócio em breve floresce e, com o tempo, Sentaro e Tokue vão abrir seus corações para revelar mágoas antigas.

09/11

19:00
A Terra e a Sombra (La Tierra Y La Sombra), de César Augusto Acevedo García (94'). Colômbia, Holanda, Chile, França, Brasil. Falado em espanhol. Legendas em português. Indicado para: 10 anos.
Sinopse: Alfonso é um velho fazendeiro que retorna à casa para cuidar do filho, que está gravemente doente. Ao chegar, redescobre o antigo lar, agora habitado por sua ex-mulher, a nora e o neto. O local parece uma terra abandonada. Grandes campos de cana de açúcar rodeiam o imóvel, criando permanentes nuvens cinzas. Dezessete anos depois de os terdesamparado, Alfonso tenta encontrar o seu lugar ali para, assim, poder salvar sua família.
Ganhador do prêmio Caméra D’Or no Festival de Cannes.

21:30
Para o Outro Lado (Kishibe No Tabi), de Kiyoshi Kurosawa (128'). Japão. Falado em japonês. Legendas em português. Indicado para: 18 anos.
Sinopse: Yusuke, marido de Mizuki, afogou-se no mar há três anos. Quando ele repentinamente volta para casa, ela não se surpreende. Em vez disso, Mizuki fica pensando porque ele demorou tanto tempo. Ela, então, aceita ser levada por Yusuke em uma jornada.
Vencedor do prêmio de direção da mostra Um Certo Olhar no Festival de Cannes.

10/11

19:00
Visita ou Memórias e Confissões (Visita ou Memórias e Confissões), de Manoel de Oliveira (68'). Portugal. Falado em português. Legendas em português. Indicado para: 10 anos.
Sinopse: Filme autobiográfico sobre a vida e a casa de Manoel de Oliveira (1908-2015). A partir de memórias e confissões, este documentário póstumo, rodado no ano de 1982 sob a condição de ser apresentado somente depois de sua morte, relata a importância que essa residência teve na vida do realizador.

21:30
Rocco e Seus Irmãos (Rocco e I Suoi Fratelli), de Luchino Visconti (177'). Itália, França. Falado em italiano. Legendas em português. Indicado para: 12 anos.
Sinopse: Em busca de uma vida melhor, a viúva Rosaria Parondi e seus filhos —Rocco, Simone, Vincenzo, Ciro e Luca— trocam a miserável Sicília pela industrial Milão. Na cidade grande, cada irmão segue um rumo diferente. Quando Simone é abandonado pela amante, que se envolve com Rocco, tem início a degradação de uma família corrompida pelos valores e costumes de uma sociedade hostil.
Restaurado pela Cinetecadi Bologna no laboratório L’ImmagineRitrovata, em associação comTitanus, TF1 DroitsAudiovisuels e The Film Foundation. Financiadopor Gucci e The Film Foundation.

11/11

19:00
O Botão de Pérola (El Botón De Nácar), de Patricio Guzman (82'). Chile, França, Espanha. Falado em espanhol. Legendas em português. Indicado para: 14 anos.
Sinopse: O oceano contém a história de toda a humanidade. No mar estão as vozes da Terra e de todo o espaço. A água, fronteira mais longa do Chile, também esconde o segredo de dois misteriosos botões encontrados no fundo do mar. Com mais de 4 mil km de costa e o maior arquipélago do mundo,o Chile apresenta uma paisagem sobrenatural, com vulcões, montanhas e glaciares. Nessa paisagemestão as vozes da população indígena da Patagônia, dos primeiros navegadores ingleses que chegaram ao país, e também a voz dos presos políticos chilenos. Alguns dizem que a água tem memória. Este filme mostra que ela também tem voz.
Vencedor do Urso de Prata de melhor roteiro no Festival de Berlim.

21:30
Três Lembranças da Minha Juventude (Trois Souvenirs De Ma Jeunesse), de Arnaud Desplechin (123'). França. Falado em francês, russo, hebraico. Legendas em português. Indicado para: 16 anos.
Sinopse: Paul Dédalus se prepara para deixar o Tajiquistão. Ele se lembra da infância em Roubaix, do ataque de loucura da mãe, do laço que o unia ao irmão Ivan, uma criança devota e violenta. Lembra-se de fazer 16 anos, da viagem de seu pai à URSS, onde, em uma missão clandestina, deu a própria identidade a um jovem russo. Lembra-se também de si mesmo aos 19 anos, da irmã Delphine, do primo Bob, das festas com Pénélope, Mehdi e Kovalki, o amigo que ainda o trairia. Lembra-se dos anos como estudante em Paris eda vocação para a antropologia. Acima de tudo, Paul se recorda de Esther, o coração da sua vida.

Serviço:
Data: De 5 a 11 de novembro
Horário das sessões: 19h e 21h30 (Na noite de abertura, apenas às 21h30)
Endereço: Espaço Itaú de Cinema (Praia de Botafogo, 316 - Botafogo, Rio de Janeiro - RJ)
Telefone: 2559-8750
Ingressos: R$20 (R$10 meia-entrada)