Conheça ou só tenha ouvido falar, se ligue neste press-release interessantíssimo pra quem curte cinema:

'MOSTRA ZÉ DO CAIXÃO - 80 ANOS'' ESTREIA NO CANAL BRASIL DIA 13


Foi em uma sexta-feira 13, em março de 1936, que nasceu José Mojica Marins. Com ele, o cinema brasileiro, a partir da década de 60, ficou mais sombrio com a aparição do lendário coveiro Zé do Caixão, sua capa negra, chapéu e unhas enormes. Em homenagem aos 80 anos de vida de Mojica, o Canal Brasil exibe seis dos seus principais filmes, a partir do próximo dia 13, sempre à meia-noite de domingo para segunda. São eles: ''Encarnação do Demônio'' (2008), ''À Meia-Noite Levarei Sua Alma'' (1964), ''Esta Noite Encarnarei no Teu Cadáver'' (1967), ''O Estanho Mundo de Zé do Caixão'' (1968), ''O Despertar da Besta'' (1969) e ''Delírio de um Anormal'' (1978).

''ENCARNAÇÃO DO DEMÔNIO'' (2008) (91')
- Domingo, dia 13/03, à meia-noite
- Direção: José Mojica Marins
- Classificação: 18 anos
Sinopse: Após 30 anos longe da direção, José Mojica Marins volta às telas com o célebre personagem que o consagrou, Zé do Caixão. Protagonizado e dirigido por Mojica, ''Encarnação do Demônio'' encerra uma trilogia iniciada com ''À Meia-noite Levarei Sua Alma'' (1964) e ''Esta Noite Encarnarei no Teu Cadáver''(1967). O longa-metragem traz as participações de Zé Celso Martinez Corrêa e Jece Valadão - falecido durante as filmagens -, além de elenco formado por Milhem Cortaz, Adriano Stuart, Rui Rezende, Cristina Aché, Helena Ignez, Débora Muniz, Thais Simi e Cléo De Páris.

Josefel Zanatas (José Mojica Marins), o Zé do Caixão, viveu 10 anos na ala de saúde mental da penitenciária estadual. De volta às ruas e acompanhado do fiel serviçal, o corcunda Bruno (Rui Rezende), refugia-se em um esconderijo subterrâneo. Ele está decidido a encontrar a mulher certa para gerar seu herdeiro perfeito, submetendo as candidatas, todas sensuais e corajosas, a rituais canibais entre vermes, baratas e defuntos. Retornando ao trabalho como agente funerário, é acusado de trazer má sorte à vizinhança. As almas de suas vítimas passam a atormentá-lo, jurando atrapalhar seus planos em pesadelos cada vez mais frequentes.

''À MEIA-NOITE LEVAREI SUA ALMA'' (1964) (82')
- Domingo, dia 20/03, à meia-noite
- Direção: José Mojica Marins
- Classificação: 16 anos
Sinopse : Dirigido e estrelado por José Mojica Marins, o filme foi o primeiro do personagem Zé do Caixão. A obra faturou os prêmios Tela Fantástica e Tiers Monde da imprensa mundial na III Convenção de Cinema Fantástico (França) em 1974 e o Prêmio Especial no Festival Internacional de Cine Fantástico e de Terror Sitges (Espanha) no ano anterior.

O coveiro Zé do Caixão (Mojica) apresenta um comportamento sádico e cruel. Seu objetivo é conseguir gerar um filho perfeito, não hesitando em assassinar as mulheres e os homens que involuntariamente impedem a concretização de seu desejo. Assim, desperta o ódio dos moradores de uma pequena cidade. Ao saber da infertilidade de sua esposa, ele procura uma substituta: a namorada de seu amigo. Após ser violentada por Zé, a moça jura cometer suicídio para retornar dos mortos e levar a alma daquele que a desgraçou. A saga tem continuidade no título ''Esta Noite Encarnarei no Seu Cadáver'' (1967).

''ESTA NOITE ENCARNAREI NO TEU CADÁVER'' (1967) (109’)
- Domingo, dia 27/03, à meia-noite
- Direção: José Mojica Marins
- Classificação: 16 anos
Sinopse: O título é considerado um clássico do horror nacional, com direção e atuação do protagonista José Mojica Marins. Após sobreviver a um ataque sobrenatural no final de ''À Meia Noite Levarei Sua Alma'' (1964), o coveiro Zé do Caixão continua sua busca obsessiva pela mulher ideal capaz de gerar o filho perfeito. Com a ajuda do fiel criado, ele rapta seis belas moças, submetendo-as a terríveis sessões de tortura. Aquela que mostrar mais coragem e sobreviver será eleita progenitora. No entanto, ele comete um crime imperdoável ao assassinar uma jovem grávida. Atormentado pela culpa, tem um terrível pesadelo no qual é levado para um inferno gelado, onde reencontra suas vítimas.

''O ESTRANHO MUNDO DE ZÉ DO CAIXÃO'' (1968) (81')
- Domingo, dia 03/04, à meia-noite e quinze
- Classificação: 18 anos
- Direção: José Mojica Marins
Sinopse: Produzida e assinada por José Mojica Marins, a obra é uma compilação de três contos de horror: ''O Fabricante de Bonecas'', ''Tara'' e ''Ideologia''. A canção-título foi escrita pelo próprio diretor, sendo interpretada por Edson Lopes e o grupo de samba Titulares do Ritmo. No elenco, além do cineasta, estão Vany Miller, Veronica Krimann, Paula Ramos, Esmeralda Ruchel, Luís Sérgio Person e Mário Lima.

Em ''O Fabricante de Bonecas'', marginais invadem a casa de um velhinho e descobrem o segredo da confecção de suas bonecas, cujos principais detalhes são os olhos realistas. Já ‘’Tara’’ retrata um pobre vendedor de balões obcecado por uma garota que ele segue nas ruas, só conseguindo possuí-la após a morte. Em ‘’Ideologia’’, o excêntrico professor Oaxiac Odéz (José Mojica Marins) enfrenta um rival e tenta provar que o instinto prevalece sobre a razão, com direito a fortes doses de canibalismo e sadomasoquismo.

''O DESPERTAR DA BESTA'' (1969) (93')
- Domingo, dia 10/04, à meia-noite
- Classificação: 18 anos
- Direção: José Mojica Marins
Sinopse: Inicialmente batizado de ''Ritual dos Sádicos'' e gravado no final da década de 1960, a obra foi vetada pela censura da época. Narcóticos, sexo e delírios do personagem Zé do Caixão: tudo isso está presente na trama, considerada uma das mais radicais da carreira de Mojica. O longa trabalha de forma metalinguística e reflete, dentro da mesma narrativa, questões externas e internas. Com estilo de cinema experimental, o filme foi relançado e renomeado em 1983.
De forma não linear, a história aborda testes feitos por um psiquiatra utilizando LSD a fim de estudar os efeitos provocados pela macabra imagem de Zé do Caixão. O resultado combina perversão e sadismo em diferentes delírios. A interpretação rendeu o prêmio de melhor ator para José Mojica e melhor roteiro no Rio Cine Festival, em 1986.

''DELÍRIOS DE UM ANORMAL'' (1978) (84')
- Domingo, dia 17/04, à meia-noite
- Classificação: 18 anos
- Direção: José Mojica Marins
Sinopse: Placa de Prata no Festival de Brasília de 1978, o filme compila partes de quatro obras de Mojica:''O Despertar da Besta''(1969); cenas não aproveitadas de ''Exorcismo Negro''(1974); e trechos em preto e branco de ''Esta Noite Encarnarei no Teu Cadáver''(1967) e ''O Estranho Mundo de Zé do Caixão''(1968) tingidos de cores diversas. Para montar o roteiro, Mojica filmou cerca de 35 minutos com passagens novas, acrescentando elementos à trama.

Dr. Hamílton (Jorge Peres) é um psiquiatra aterrorizado por pesadelos nos quais Zé do Caixão tenta roubar sua esposa, a bela Tânia (Magna Miller). Seus colegas médicos decidem buscar ajuda com o cineasta José Mojica Marins, que tenta fazer Hamílton compreender que Zé do Caixão é apenas um personagem e não passa de uma criação de sua mente.