O longa-metragem Snowden teve um painel na San Diego Comic-Con, na tarde de quinta-feira (21/07)

Snowden, a mais nova do veterano Oliver Stone, ganhou um painel na San Diego Comic-Con, que começou com um vídeo que mostrava várias cenas de filmes de Oliver e também algumas cenas de outros filmes e séries de TV que referenciavam sua obra.

O próprio Stone esteve presente, sendo esta sua primeira aparição na Convenção, e disse que é fascinado pelo biografado, Edward Snowden, por ter certeza de que suas ações reverberaram ainda por muito tempo. Ele disse que se encontrou com Snowden em 2014, e que este não estava interessado em um filme sobre sua vida, mas que foi ganhando sua confiança com o tempo.

Sobre os encontros com snowden, Stone disse que foram todos feitos sob circunstâncias sigilosas, e que o ex-espião é resoluto e calmo.

Após mostrar o trailer do filme, que estará disponível ainda hoje, subiram ao palco os astros Zachary Quinto, Shailene Woodley e Joseph Gordon-Levitt. Lewitt estava vestindo uma  camisa com a bandeira americana por "estar sentado ao lado do mais patriota dentre os cineastas da América".

"Se você ama algo e vê algo errado", disse Lewitt, "Você tem de dizer algo e tentar achar um meio de consertar.".

Woodley também falou sobre "consertar a Nação" e disse que nunca foi tão politicamente ativa desde que começou o processo eleitoral americano deste ano. Ela falou ainda sobre suas próprias atitudes ativistas no painel, enquanto Zachary Quinto preferiu falar sobre seu personagem no filme, Glenn Greenwald, com quem já tinha se encontrado antes mesmo de ter sido considerado para o papel.

Quinto disse que é um fã de longa data de Stone e que ficou muito animado ao saber que embarcaria em um projeto assinado pelo diretor.

Já Woodley disse que só conheceu Lindsay Mills, namorada de Snowden, durante as filmagens. Ela disse que quer muito a aprovação de Mills.

Joseph Gordon Lewitt disse que conheceu Snowden e Mills em Moscou, e que a primeira pergunta que fez foi: "Como se pronuncia HitRecord?". Ele disse ainda que achou Snowden muito otimista e que ele tem uma visão positiva sobre os rumos da tecnologia (e como será usada) no futuro. Lewitt está ansioso por saber o que Snowden achou de sua performance.

Lewitt doou seu cachê em parte para a ACLU, a União Americana pelas Liberdades Civis, que é uma ONG norte-americana sediada na cidade de Nova Iorque cuja missão é "defender e preservar os direitos e liberdades individuais garantidas a cada pessoa. A outra parte vai para uma série de vídeos que ele está produzindo junto com esta ONG.

Sobre Mills, Stone disse que ela é praticamento o único elo de Snowden com o resto da humanidade. Ele contou que recrutou a atriz Shailene Woodley para o papel após ter curtido sua performance em "A Culpa é das Estrelas".

"Você não precisa amar os políticos para ser um patriota," disse Oliver Stone, sendo esta a mensagem mais importante do filme.

Foram abertas perguntas da platéia e a primeira foi sobre os planos de Stone em fazer um filme sobre Manuel Noriega. Stone disse que essa é uma das histórias que queria contar, mas que era tão complicada que é melhor não transformá-la em um filme.

Dentre outras perguntas, a sobre o que ele achava de Pokémon Go. Stone disse que achava potencialmente perigoso e que poderia vir a ser nada divertido. Coisas como Google são tão grandes que não há como saber como irão ser no futuro. Simplesmente não há precedentes.

O painel terminou com Joseph Gordon Lewitt parafraseando Benjamin Franklin: "Aquele que sacrifica a liberdade pela segurança não merece nenhuma das duas".

Fonte: Coming Soon.