O versátil desenhista brasileiro Marcelo Salaza está com um ousado projeto de quadrinhos a ser lançado pelo selo Orago Digital - uma parceria da Editora Orago com a plataforma Social Comics.

Trata-se de "Camera Obscura", uma coletânea de contos de terror com a colaboração de alguns dos melhores roteiristas da arte sequencial nacional.

Serão histórias curtas, indo do sertão nordestino às selvas indianas, explorando temas clássicos do gênero com resultados surpreendentes e aterradores.

Capa e arte de "Camera Obscura" 
(Orago Digital 
/ Divulgação)

Para entender um pouco melhor este projeto, convidamos o próprio Marcelo Salaza.

Poltrona POP: Você tem adotado um traço bem diferente do habitual para contar suas histórias. Este estilo o ajudou a escolher este projeto?

Marcelo Salaza: Não foi diretamente pensando neste projeto. Foi devido ao grande pedido de editores [estrangeiros] me pedindo algo mais na linha 'chiaroscuro'. Então, decidi dedicar um pouco de meu tempo neste estilo de arte. Todos me conhecem por um estilo mais 'cartoon'. Mas devido a querer fazer umas histórias mais sombrias, 'noir', decidi estudar um pouco mais alguns estilos e influências, de Jae Lee a Andrea Sorrentino.

PP: Como é criar histórias em quadrinhos de terror num mundo - aparentemente - imune ao medo?

Marcelo Salaza
(Foto: Arquivo pessoal)
Salaza: Atualmente, é uma situação complicada... Vemos muito terror nos cinemas mas não com aquele terror tradicional. Decidi buscar isso com alguns amigos escritores. Pedi a eles: 'Quero terror tradiconal!'

PP: Quais são os roteiristas escolhidos para colaborar no projeto?

Salaza: Ah, alguns amigos de longa data... Ana Recalde, Fabio Chibilsk, Laudo, Carlos Patati, Leo W. Ramos , Vitor Coelho , João Carpalhau,Antonio Carlos Lemos, dentre outros. Eu só tenho de agradecer a todos por me fazer realizar este sonho maravilhoso.

PP: O que esse projeto mudou em você como autor?

Salaza: Me mudou principalmente como artista, ao publicar algo nacional, pessoal, experimentar novas narrativas, novos caminhos... Um deles, é acreditar que há mercado nacional, que é possível fazermos um reavivamento construtivo dos quadrinhos nacionais.

PP: Qual a principal dificuldade para entregar uma obra desse porte?

Salaza: Atualmente, o grande volume de trabalhos meus feitos pra fora do Brasil - e isso me deixa louco! Vejo as paginas que estou para fazer dos próximos volumes... Mas deixo no cantinho, me "olhando". Os trabalhos lá fora me tomam grande parte do meu dia a dia. mas a "criança" nasceu! E vai crescer.... Aguardem!

A Equipe Poltrona Pop agradece a Marcelo Salaza e à Editora Orago pela entrevista.

Lembrete: A primeira edição de "Camera Obscura" estará disponível a partir de 13/08/2016 na plataforma Social Comics.