728x90 AdSpace

  • Nerd News

    quarta-feira, 10 de agosto de 2016

    ÉDIPO | Nova HQ de Osmarco Valladão adapta clássico da literatura!

    Uma trama de suspense, que se passa nos dias de hoje, pontuada pelas aparições de misteriosas figuras que aparentam vir da Grécia antiga. Esse é o mote de "Édipo", nova história em quadrinhos criada por Osmarco Valladão, assumindo também, pela primeira vez, o desenho. E também é a estreia do selo Orago Digital - da Editora Orago - uma parceria com a plataforma Social Comics.

    Capa e arte de "Édipo"
    (Orago Digital
    / Divulgação)

    "'Édipo' é o primeiro lançamento do selo Orago Digital, o primeiros de três novas séries. Mensalmente serão publicadas as novas edições das séries e novos títulos, sejam novas séries se iniciando ou histórias completas. O sucesso de cada publicação determinará se ela será impressa, num único volume contendo a história completa", explica Valladão.
    Osmarco Valladão
    (Foto: Arquivo pessoal)
    A nova série em quadrinhos é uma livre adaptação da peça teatral "Édipo Rei", escrita pelo dramaturgo ateniense Sófocles (495 a.C - 406 a.C), que já foi adaptada no teatro, cinema e até numa telenovela brasileira.

    Para falar sobre essa nova empreitada dos quadrinhos nacionais, conversamos brevemente com Osmarco Valladão, designer, desenhista, colorista e criador da série...




    Poltrona POP: Por que escolher adaptar "Édipo Rei" para os dias de hoje?
    Osmarco Valadão:
    Sou totalmente a favor da relação mais promíscua e assumida possível entre o erudito e o pop. Mas minha intenção não é didática. Eu acho fascinante trabalhar com uma história de mistério que foi escrita 400 anos antes de Cristo, mais ou menos.
    PP: Qual a principal dificuldade do projeto?
    Osmarco: Minha primeira intenção foi usar o texto integral de Sófocles. Mas durante o processo descobri que ele usa muitas redundâncias e repetições, era um recurso da época e do contexto. Senti a necessidade de editar o texto e aí batia aquele medo: 'cara, você vai realmente meter o bisturi nesse texto?'. Se funcionou, deixo para os leitores decidirem.


    PP: Após muitos anos, você volta a desenhar. Por que escolheu essa história para retornar ao ofício do desenho?
    Osmarco: Eu queria explorar alguns aspectos narrativos e gráficos. E isso só seria possível com um controle total sobre o projeto. E eu nunca colocaria rédeas nos meus parceiros desenhistas, sou totalmente contra tratar o desenhista como uma ferramenta do roteirista. O desenhista é um co-autor. Então, só me restava encarar o processo todo. Para não duplicar minhas inseguranças, decidi adaptar algum texto que eu gosto, e maioria deles é bem antiga. Poderia ter trabalhado com algum amigo escritor - tenho vários - mas não queria interferência de ninguém.
    "(...) O texto original de Sófocles é considerado a primeira história policial,
    mas eu compliquei um pouco
    mais as coisas" (Osmarco Valladão)


    PP: Quais suas inspirações ao desenhar uma história em quadrinhos?

    Osmarco: Basicamente, cinema - pelo menos nesse projeto. É impossível evitar totalmente influências de artistas que admiro como Mike Mignola, John Paul Leon, o colorista Dave Stewart e alguns outros, mas não busquei nenhuma deliberadamente.


    PP: Última pergunta: O que o público pode esperar dessa história em quadrinhos?
    Osmarco: Mistério e suspense. O texto original de Sófocles é considerado a primeira história policial, mas eu compliquei um pouco mais as coisas, como se pegasse dois quebra-cabeças diferentes, misturasse e pedisse ao leitor para montar. E, eu espero, momentos interessantes pelo lado gráfico e/ou estético. Uma vez designer, sempre designer.

    A Equipe Poltrona Pop agradece a Osmarco Valladão e à Editora Orago por essa entrevista.
    Lembrete: A primeira edição será disponibilizada na Social Comics, plataforma digital de histórias em quadrinhos, a partir do dia 13/08/2016. Fiquem ligados!
    • Comente no site
    • Comente no Facebook

    0 comentários:

    Postar um comentário

    Item Reviewed: ÉDIPO | Nova HQ de Osmarco Valladão adapta clássico da literatura! Rating: 5 Reviewed By: Kal J. Moon
    Scroll to Top