A segunda edição do Cineclube Curta Cinema - “O curto-circuito da política: representação e realidade material” - traz três curtas com a curadoria do critico e professor Daniel Caetano.

O evento ocorre no dia 18/08/2016 no Oi Futuro Ipanema. A entrada é gratuita, sujeita à lotação após distribuição de senhas - classificação indicativa: 14 anos.

A programação começa às 19h30m, seguida de debate com o coordenador de programação do Festival Curta Cinema e mestre em filosofia política Paulo Roberto Jr; com o crítico e jornalista Pedro Butcher; com Tamur Aimara, corealizador do curta “Mater Dolorosa” (foto); e o curador e mediador Daniel Caetano.

Daniel conta que o tema dessa edição permite que se coloque em discussão a atual crise política. Ele acredita que os recentes protestos e mobilização da sociedade, sendo de setores partidários ou não, confirmam que existe uma crise de legitimidade da representação política do país e que ela precisa ser discutida. E que isso pode se dar através do audiovisual.

O primeiro curta apresentado será “Em Trânsito”, de Marcelo Pedroso, seguido de “O Porto”, dos diretores Clarissa Campolina, Julia de Simone, Luiz Pretti e Ricardo Pretti. A última obra da noite será “Mater Doloroso”, de Daniel Caetano e Tamur Aimara.

Idealizador do projeto, Ailton Franco ressalta que o Cineclube é um local de reflexão e de  discussão, sendo o Curta Cinema um espaço democrático aberto a todos, sem partidarismo e sem bandeiras, isto é, completamente apartidário. Serão quatro edições temáticas até novembro. Em julho, a proposta foi discutir o feminismo e questão racial. E nesse, a política tendo o cinema como instrumento.

O projeto é uma iniciativa do Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro em parceria com o Oi Futuro, e patrocínio da Oi, Petrobras, Governo do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro, e pela Prefeitura da Cidade do Rio e Janeiro, Secretária Municipal de Cultura.

Fonte: Cineclube Curta Cinema (via press-release)