Quixadá, Ceará, 1982. Esse é o pano de fundo da comédia “O Shaolin do Sertão”, novo filme de Halder Gomes (Cine Holliúdy), que estreia nos cinemas em 20/10/2016 (com lançamento antecipado no Ceará em 13 de outubro).

Edmilson Filho interpreta o protagonista Aluízio Li Liduíno, um padeiro aficionado por filmes de artes marciais, que vive em um mundo de fantasia. Com mentalidade quase inocente, ele acredita ser um monge Shaolin e se comporta – e se veste – como tal, motivo suficiente para ser considerado a chacota da cidade. Ele conta apenas com a amizade do menino Piolho (Igor Jansen), com quem divide as alucinações cheias de referências chinesas que acontecem nos momentos mais inesperados. 
Com coprodução da Globo Filmes, Paramount Pictures, Telecine e Fundo Setorial do Audiovisual (FSA) e distribuição nacional da Downtown Filmes / Paris Filmes, o longa traz no elenco nomes como Dedé Santana, Fafy Siqueira, Marcos Veras, Tirulipa, Falcão, entre outros.


>>> Clique AQUI para assistir o trailer!

Sua vida pacata fica tumultuada depois que o lutador de Vale-Tudo, Tony Tora Pleura (Fábio Goulart), anuncia um tour de desafios por cidades do interior do Ceará, incluindo, Quixadá.  É quando Aluízio recebe a missão de defender a honra de sua região e decide enfrentar o valentão no confronto. Ele parte em busca de treinamento e vê mais perto a chance de realizar o sonho de se tornar um verdadeiro mestre do Kung Fu e de conquistar o coração de Anésia Shirley (Bruna Hamú), sua grande paixão.

O Shaolin do Sertão é um filme que eu tinha muita vontade de fazer. O filme se passa na época da onda do VHS, que revelou novos talentos e gêneros em produções de artes marciais. Tinha muita vontade de retratar daí pra frente outro universo: o momento em que os lutadores profissionais de vale-tudo iam para o interior do Ceará e desafiavam os valentões da cidade, inserindo neste contexto o mundo ilusório, lúdico e fantástico da cabeça dos aficionados por filmes de luta.  Estes eventos mexiam com os brios dos homens das cidades desafiadas. Acabava virando um grande entretenimento do lugar”, explica Halder Gomes.

Usando suas habilidades no Taekwondo, arte marcial na qual é mestre 5º grau, Edmilson Filho conta que levou muito de sua vida pessoal para a construção do personagem: “Para interpretar o Aluízio, assisti produções de Hong Kong e filmes chineses de Kung Fu. Apesar de ter a facilidade por ter sido atleta de Taekwondo, o Kung Fu é um estilo completamente diferente. A parte mais sacrificante foi a nutricional, pois tive de perder 15 quilos. Acho que não vou fazer nenhum filme mais parecido comigo do que esse, pela minha história como atleta e aficionado por artes marciais. Eu me identifico muito com Aluízio em relação a esse sonho de ser um grande lutador. É um pouco de mim que está no personagem”, destaca.  

Fonte: Globo Filmes (via press-release)