A história de um dos mais importantes e revolucionários personagens do teatro brasileiro é destaque na série especial e inédita na TV, “Iconoclássicos Itaú Cultural”, no dia 29/10/2016

A parceria Curta! e Itaú Cultural apresenta, a partir das 22h, “Evoé - Retrato de um Antropófago”, filme de Tadeu Jungle e Elaine César sobre o diretor, ator e dramaturgo José Celso Martinez Corrêa, reunindo de forma labiríntica depoimentos recentes e imagens históricas da carreira do icônico líder do Teatro Oficina.

Para retratar o artista, os diretores viajaram para quatro pontos chave da trajetória de Zé Celso: o Sertão da Bahia, a Praia de Cururipe, em Alagoas (onde o Bispo Sardinha foi devorado), Epidaurus e Atenas, na Grécia, e o apartamento de São Paulo. Com acesso livre ao infindável e sempre crescente arquivo de imagens e sons do Grupo Oficina, misturados com imagens contemporâneas, os diretores construíram uma visão muito particular de uma das maiores personalidades brasileiras de todos os tempos.
O diretor de teatro Zé Celso tem trajetória em destaque no programa


Segundo a diretora de programação e curadora do canal, Bibiana de Sá, desde as primeiras reuniões da equipe de curadoria, a série “Iconoclássicos” era um objeto de desejo. “Não poderia haver melhor forma de iniciar as comemorações dos quatro anos de vida do Curta! do que exibindo esses filmes incríveis e raros pela primeira vez na televisão brasileira".

A faixa especial “Iconoclássicos Itaú Cultural” antecipa as comemorações do aniversário de quatro anos do Curta!, que ocorre em novembro. Na série, filmes inéditos na TV revelam a trajetória de ícones da cultura brasileira sob o olhar de expoentes diretores de cinema da atualidade.

Fonte: Canal Curta! (via press-release)