Que é o maior evento de cultura pop da América Latina provavelmente você já ouviu falar. Mas a Comic Con Experience“dura” muito mais do que quatro dias, envolve mais de 5 mil pessoas no staff e outras curiosidades que você confere abaixo, para aquecer nas próximas semanas de espera. Confira!

Staff de peso
São necessários ao menos sete dias para que toda a equipe de montagem (600 pessoas!) possa “levantar” o evento. Só de cenografia são mais de 20 toneladas! Para todo o evento, são mais de 5 mil credenciais de staff produzidas, o mesmo que voluntários de três cidades-sede da Copa do Mundo de 2014. Ufa!


Nós AMAMOS quadrinhos
Artists' Alley é a área mais tradicional de uma comic con, é a oportunidade de quadrinistas apresentarem seus trabalhos entrando em contato direto com os fãs. Em 2016 são esperados mais de 450 artistas – 85 a mais do que na primeira edição. Além disso, em 2015, entre os produtos mais vendidos por todos os expositores presentes, a maioria foi de quadrinhos – mais de 600 mil itens.


Enquanto um evento termina... o outro já começou
Toda a organização do evento para o próximo ano começa antes mesmo que a edição atual seja realizada. A planta da edição de 2016, por exemplo, começou a ser desenhada em setembro de 2015. O trabalho não para!


Crescimento exponencial
A primeira edição ocupou 39 mil m² do São Paulo Expo, antigo Imigrantes, enquanto a de 2015 foi ampliada para 55 mil m². Com uma reforma do espaço prevista desde o primeiro contrato, a CCXP esperava utilizar a nova área coberta apenas na quinta edição, mas o crescimento tem sido tão grande que esse ano já ocupará tudo: mais de 100 mil m²! Isso é o equivalente a cerca de 10 campos de futebol profissional.


Nerds em todo o país
Com a rede parceira de hotéis da CCXP, o evento movimenta mais turistas do que na Fórmula 1 e na Parada do Orgulho LGBT de São Paulo. Na edição de 2015, por exemplo, o público de fora da grande São Paulo representou mais da metade dos presentes.


De malas prontas
Pela primeira vez a Comic Con Experience terá uma edição fora de São Paulo. O local escolhido para a estreia foi Recife, Pernambuco, que receberá a CCXP Tour Nordeste de 13 a 16 de abril de 2017. Isso porque segundo uma ampla pesquisa realizada anualmente, há um grande contingente de geeks na região nordeste do país.


Sala de cinema gigante
O auditório Cinemark se torna a maior sala de cinema indoor da América Latina... por 4 dias! Em 2016 serão mais de 3300 lugares para que os fãs de cultura pop possam assistir a painéis, pré-estreias exclusivas e outras atividades. Haja pipoca.


Recorde, recorde, recorde!
O maior evento de cultura pop da América Latina está entre os três maiores do mundo e, neste ano, pode liderar esse ranking, já que a expectativa é levar mais de 180 mil pessoas ao São Paulo Expo. Além disso, a edição de 2014 teve recorde de visitantes em primeira edição de evento indoor do Brasil, seus 97 mil presentes. Já a praça de alimentação é a terceira maior de eventos indoor em SP, atendendo uma média de 35 mil pessoas, 12 horas por dia.


Novidade no país
Entre os principais convidados já anunciados até agora para a edição de 2016, mais de 15 nunca estiveram no Brasil! Entre eles, Natalie Dormer, de GOT e Jogos VorazesKatee Sackhoff, a Starbuck de Battlestar GalacticaBrian Azzarello roteirista de DK III – The Master Race e 100 Balas e Mahmud Asrar, artista de All-New, All-Different Avengers. A lista completa está no site do evento e deve crescer muito!


Entretenimento levado a sério
Sabia que a CCXP tem um evento voltado a empreendedores? O CCXP Unlock leva grandes nomes do entretenimento para palestras e mesas redondas, além de oferecer a oportunidade de conhecer os bastidores da CCXP já que o “evento dentro do evento” começa um dia antes da abertura ao público geral e inclui uma visita monitorada durante a montagem.