Trinta e cinco anos depois do lançamento de "Eles não usam Black-tie" - filme de Leon Hirszman -, a atriz Fernanda Montenegro reflete sobre um dos momentos mais marcantes do filme em depoimento exclusivo para a série "Grandes Cenas", do canal Curta!
Fernanda Montenegro de Gianfrancesco Guarnieri em "Eles não usam Black-tie"
(Divulgação)

O episódio inédito - que vai ao ar na Quarta de Cinema,  em 21/12/2016, às 23h45 - analisa a ‘cena do feijão’, em que Romana - personagem de Fernanda Montenegro - e o marido - interpretado pelo saudoso ator Gianfrancesco Guarnieri - sofrem o luto da perda de um grande amigo e da expulsão do filho de casa por discordarem de sua decisão de furar uma greve. O momento impõe ao casal um silêncio cortante, quebrado apenas pelo barulho do feijão caindo na panela.

Apresentador de “Grandes Cenas”, Matheus Nachtergaele introduz a sequência e as entrevistas com Fernanda Montenegro e Eduardo Escorel, montador do filme.

Depois, você pode elaborar a viagem racional que quiser sobre o trabalho ou sobre a cena especificamente. Mas, na hora do fazer, isso vem por caminhos insuspeitados. Hoje, eu achei a explicação para esse feijão, mas, na hora, foi só feito. Foi só realizado em um instinto, como geralmente as coisas acontecem comigo", assegura a atriz, com mais de 60 anos de carreira.

Fonte: Canal Curta! (via press-release)