![]() |
Guddu (Abhishek Bharate) e Saroo (Sunny Pawar) catavam moedas em estações de trem para comprar leite (Divulgação) |
A arte do querer
Com seis indicações ao Oscar 2017 (incluindo Melhor Filme), "Lion - Uma Jornada para Casa" é uma experiência bem diferente em termos de cinema contemporâneo. Os tempos são outros e contar histórias tem de acompanhar a atenção da audiência para que seja bem compreendida neste ~"admirável mundo novo".
O diretor Garth Davis - advindo da TV e dos documentários - faz sua estreia no cinema já sendo laureado com diversas indicações a prêmios. Com uma pegada própria dos iniciantes, sem muito tempo a perder com muita composição de cena ou ângulos ousados, Davis transforma o roteiro escrito por Luke Davies numa história a ser contada com a urgência que demonstra ter sido vivida.
![]() |
Sue (Nicole Kidman) adotou Saroo (Pawar), que foi parar na Austrália (Divulgação) |
Na trama, vemos que, aos cinco anos de idade, Saroo (Dev Patel) adormece no vagão de um trem que o leva por milhares de quilômetros ao longo da Índia, longe de sua casa e de sua família. Saroo aprende a sobreviver sozinho em Calcutá, até ser adotado por um casal australiano (Nicole Kidman e David Wenham). Vinte e cinco anos depois, munido apenas de lembranças, determinação e uma tecnologia revolucionária conhecida como Google Earth, Saroo viaja para sua terra natal para tentar encontrar sua família perdida.
![]() |
Já adulto, Saroo (Dev Patel) busca informações sobre suas raízes pela internet (Divulgação) |
O elenco indiano é muito bom e afiado. Destaque óbvio para Sunny Pawar, que interpreta o pequeno Saroo - até porque boa parte da trama se baseia no impacto de suas desventuras pelas ruas de Calcutá. Em determinadas cenas, o espectador se pergunta se não se trata de um documentário - e essa pode muito bem ter sido a proposta de Davis... Dev Patel está, pela primeira vez, convencendo em cena, mesmo que sua personagem - Saroo adulto - não seja tão bem desenvolvido a ponto de criar empatia como quando era criança. Nicole Kidman entrega uma personagem crível mas nada que justifique a indicação ao Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante. O mesmo vale para Patel.
"Lion - Uma Jornada para Casa" funciona, entretém e ainda reserva espaço à principal reflexão: quantas pessoas no mundo mendigam porque se perderam de suas casas? Feito como um alerta à sociedade, que olha cada vez mais para seu próprio umbigo.
Kal J. Moon já se perdeu uma vez. Não fez a menor falta...