Indicado ao Oscar e ganhador do Globo de Ouro como melhor filme estrangeiro em 1999, o filme “Central do Brasil”, de Walter Salles, é o protagonista de mais um episódio inédito da série “Grandes Cenas”, na Quarta de Cinema, em 08/02/2017, às 23h40


Dezenove anos após a exibição do longa-metragem nos cinemas, a atriz Fernanda Montenegro (foto) relata como foi a construção da personagem Dora, mulher que trabalha na estação Central do Brasil escrevendo cartas para pessoas analfabetas. E recorda a experiência de filmar a intensa cena da romaria, em que sua personagem se perde de Josué - menino de nove anos que está em busca do seu pai - em meio a centenas de fiéis.  Ao final do episódio, a cena é exibida.

Quando aquilo foi feito, já tínhamos passado um dia num calor insano, no fundo de um sertão abandonado, esperando a noite chegar. Aquela multidão jogada pelos cantos, já rezando, para se esquentar. E na verdade, daí a pouco, aquilo tudo começou a ser verdade, para aquela multidão. Porque eu vi que aquelas pessoas não estavam ali representando”, relembra Fernanda Montenegro, sobre a cena da Romaria, gravada no Nordeste brasileiro.

Fonte: Canal Curta! (via press-release)